A Águia e seus significados

A águia é usada como símbolo há milhares de anos, podendo ter vários significados em contextos e culturas diferentes. Ave pertencente ao grupo das falconídeas e à família Accipitridae (exceto a águia-pesqueira, da família Pandion haliaetus), é uma das aves de rapina mais fortes e corajosas, resistindo a longas horas de voo em busca de alimentação e abrigo. Essa e mais outras qualidades fizeram desse animal um ícone para a coragem, a grandeza, a perspicácia, entre outras virtudes. Se você se perguntou alguma vez o motivo do desenho de uma águia em algum logotipo ou brasão, essa é a chance de você conhecer mais sobre a ave.
Para reconhecer uma águia, você deve observar suas características: todas elas têm a cabeça coberta de penas, bico alto e curvo na ponta, asas arredondadas, pés fortes e garras robustas. A coloração depende da espécie, podendo ser clara ou escura, em tons de cinza, marrom, preto e branco puro. Há várias espécies espalhadas pelo mundo, no Brasil são encontradas cerca de oito delas.
As águias são carnívoras e se alimentam de animais vivos como coelhos, esquilos, cobras, marmotas, pequenos roedores e peixes. A caça é feita à luz do dia com muita agilidade. A águia é muito veloz e tem uma visão extraordinária, que ajuda muito na observação da presa. Por isso existe a expressão “visão de águia”, que se refere a alguém determinado; que enxerga muito bem; um ótimo observador.
A fêmea é maior do que o macho e também mais bonita. Os ninhos para os filhotes são construídos em locais altíssimos (árvores ou topos de montanhas). A espécie Águia real caça junto com o macho atacando animais bem maiores e aqui no Brasil pode ser vista nas serras junto ao mar. A Águia pesqueira aparece durante o período de abril a outubro.
O tempo de vida das águias é em média 40 anos. Quando sentem que vão morrer, se isolam no pico mais alto.

Simbolismo

Considerada a rainha das aves pela soberba e vaidade, a águia tem em sua figura muitos significados. Já foi usada em brasões de exércitos, na mitologia escandinava, como símbolo cristão da ressurreição e triunfo de Cristo, como símbolo das artes, como representação de Zeus na mitologia grega, como emblema de nações, como moeda corrente, como mascote, enfim, são inúmeras coisas. Também serve de opção para tatuagem.

A águia sempre aparece como símbolo com sentido positivo, sendo uma forma de incentivo e otimismo. Portanto, quando você ver uma figura da ave, saiba que o serviço busca qualidade e sucesso.

Algumas espécies:

Águia-rabalva – Águia-de-cabeça-branca – Águia-pesqueira-africana – Águia-cobreira Águia-de-asa-redonda – Águia-pomarina – Águia-gritadeira – Águia-imperial-ibérica – Águia-imperial-oriental – Águia-real – Águia-de-bonelli – Águia-calçada – Águia-rapace – Águia-das-estepes – Águia-negra-africana ou águia-de-verraux – Águia-chilena – Águia-cinzenta – Águia-solitária – Harpia – Águia-das-filipinas. 

 

One Response to A Águia e seus significados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade