A beleza dos peixes ornamentais

Os peixes ornamentais embelezam os aquários, deixando-os mais vivos e alegres. O comércio desses animais é bastante lucrativo, mas existem normas para serem seguidas. Essas normas visam à reprodução comercial e coletas de forma responsável, que não cause impacto no meio ambiente nem ofereça riscos à qualidade de vida das espécies. Os Estados Unidos é o principal país exportador, seguido do Japão; O Brasil exporta muitos peixes da região Amazônica, mas ainda apresenta falhas na qualidade e regularidade da produção, o que acaba afetando a venda.
Para aqueles que desejam criar um peixinho em casa, os criadouros e lojas autorizadas vendem diversas espécies e todos os equipamentos necessários para a montagem de um aquário. Mas antes de comprar um peixe, deve-se buscar informações sobre sua espécie, para oferecer a ele as condições necessárias para viver. Isso é muito importante, já que alguns são agressivos e não convivem bem com companheiros, resultando na morte de um deles. A preparação do aquário depende do tipo de peixe que vai ser colocado nele, por isso é preciso adequar o tamanho do aquário, temperatura da água e nutrição.
Ter um peixe é um hobby, que acalma e areja o ambiente, mas requer responsabilidades também. Ele deve ser alimentado na quantidade certa em horários regulares, o aquário deve ser limpo, a água deve ser trocada e sua temperatura deve ser verificada.
Apesar de tudo, os peixes ornamentais são fáceis de cuidar. Algumas espécies mais procuradas:
Beta – originário da China e Tailândia, é agressivo, defende seu território e não aceita companheiros, apenas fêmeas na época de reprodução. As fêmeas podem ficar juntas.
Gourami Beijador – da Ásia, faz um movimento de abrir e fechar a boca, que rendeu o seu nome. Convive tranquilamente com outros peixes, desde que não sejam da mesma espécie.
Kinguio (Peixe Japonês ou Peixe Dourado) – vem da China, é pacifíco e lento, recomenda-se colocá-lo junto a peixes tranqüilos.
Acari Tigre – vem da Bacia Amazônica e é pacífico e pouco ativo. Geralmente fica parado no fundo do aquário.
Guppy – vindo da Bacia Amazônica, são super coloridos, de longas barbatanas, ativos e pacíficos.
Peixe-palhaço – originário do Havaí, é a espécie do personagem Nemo. Pacífico, ativo e divertido, não deve ficar junto a predadores (peixes ariscos e maiores).
Outros – Acará Bandeira, Acará Disco, Limpa Vidro, Néon Cardinal, Mato Grosso, e muitos outros.

One Response to A beleza dos peixes ornamentais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade