A Biodiversidade e sua importância para o planeta

Nos tempos atuais, o meio ambiente é uma das principais preocupações da humanidade, pois sua sobrevivência depende da preservação do planeta, que não é uma tarefa fácil. Os impactos que o progresso gerado pelo homem tem causado ao meio ambiente dificulta cada vez mais essa missão, apesar das tentativas de conscientização da sociedade. Para salvar a Terra, as pessoas tem que mudar seus hábitos e é isso que as palestras, campanhas e conferências tentam promover, mas mesmo assim ainda há pessoas que ainda não estão cientes desse assunto. Para defender algo, é preciso conhecê-lo, então é importante conhecer o nosso meio ambiente e tudo que faz parte dele para percebemos a sua importância. Sendo assim, convém falarmos sobre biodiversidade. Você sabe o que é? Vamos conhecê-la e valorizá-la.

Biodiversidade é a variedade de animais e plantas e micro-organismos presentes na natureza que se inter-relacionam exercendo uma função fundamental na composição do ecossistema. O nome deriva da união da radical Bio, que significa vida, com a palavra diversidade, que significa variedade. Cada parte do mundo apresenta espécies diferentes que o diferencia de outras regiões. Isso notamos claramente quando estudamos ou assistimos reportagens de televisão a respeito da biota (flora, fauna e outros tipos de vida) de um país. Cada lugar tem sua beleza e todos juntos formam a riqueza do planeta terra.

Qual é a importância da biodiversidade? Ela mantém o equilíbrio do planeta garantindo a proliferação da vida. Quando uma determinada espécie é extinta, a cadeia alimentar sofre uma alteração drástica e compromete a vida de outros seres vivos. Um serve de alimento para o outro. A biodiversidade fornece animais e vegetais para a natureza, possibilitando a cada um fazer o seu papel e dar continuidade ao ciclo de vida natural. O problema é que as agressões do homem estão levando muitas espécies à extinção, causando danos irreversíveis. E não são somente as espécies que vão sofrer, o homem também, pois ele depende delas e dos recursos da natureza. Por isso, é importante ter conhecimento disso e tomar uma atitude o quanto antes para ajudar as próximas gerações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade