A cultura Maori

A palavra Maori atualmente refere-se ao povo local da Nova Zelândia, especificamente os primeiros habitantes. Primeiramente eram chamados pelos colonizadores europeus de aborígenes, nativos ou neozelandeses, mas o termo Maori permaneceu entre eles. Nesse período houve várias tentativas de dominação do povo Maori, mas eles eram guerreiros ferozes dispostos a sangrentas batalhas, a ponto de devorar o inimigo.  Desse modo, os europeus não conseguiram dominá-los e tudo acabou com um acordo, através do Tratado de Waitangi, assinado em 1840. No tratado os Maoris continuavam a ser donos de suas terras, com o poder de vendê-las ou não, aceitariam o governo colonial inglês e os reis e rainhas, e teriam direitos e privilégios iguais aos ingleses.

Cultura

É repleta de espiritualidade e valorização da natureza, considerada sagrada e representação de deuses. Para os Maori, tudo o que existe possui um espírito chamado Mana, que vai de objetos a até insetos, que só podem ser tocados por pessoas autorizadas para não trazer desgraças à tribo.
A Haka é a dança típica para espantar os inimigos. Mantra de guerra que demonstra coragem, é composta de expressões faciais, gestos e movimentos com uma passo a frente e a língua de fora.  A música e a dança estão presentes em todos os momentos e narram histórias e lendas.
O cumprimento oficial é chamado de Hongi, que consiste em tocar-se o nariz no de outra pessoa.
As esculturas de madeira são a especialidade dos Maori. Na arte, os desenhos geométricos têm significados espirituais. Eles também usam e vendem objetos, como amuletos pendentes.
As tatuagens têm muita importância para os Maori, pois representa status e a história de uma família ou tribo. Os desenhos utilizados também têm um significado e são feitas no período de puberdade, geralmente no rosto e queixo de mulheres e no braço de homens. A tatuagem no rosto é a mais importante, que de acordo com a quantidade, indica nobreza social.
Muitas pessoas recorrem a tatuagens com símbolos Maori, mas antes devem conhecer seu significado, pois às vezes são colocados de forma errônea, tendo um outro significado.

 

 

 

One Response to A cultura Maori

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade