A história de Asterix e Obelix

O personagem Asterix foi criado em 1959 pelos franceses Albert Uderzo e René Goscinny, mas sua história se passa há muito tempo atrás, em um ambiente diferente que serve de cenário para divertidas aventuras. A época é o ano 50 antes de Cristo, e uma pequena aldeia ao norte da antiga Gália é o lugar onde vivem a turma de Asterix, personagens caricatos que estão sempre dispostos para festas e combates. Os habitantes vivem sob a ameaça de soldados romanos liderados pelo imperador Julio Cesar, que domina toda a região, com exceção da aldeia, que vive tentando ocupar. Mas para impedir que isso aconteça, Asterix e seu fiel amigo Obelix entram em ação vencendo todos os inimigos com a ajuda de uma poção mágica que dá força a quem o beber. Obelix já é privilegiado com tal força, pois caiu dentro do caldeirão com a poção quando bebê (e reclama muito por não poder beber o líquido). Na vila, os personagens são unidos e alegres, reunindo-se nos momentos bons e ruins. Entre eles, há o cachorrinho Ideiafix, companheiro da dupla protagonista.

A primeira aparição de Asterix foi na revista Pilote no mesmo ano de sua criação. Em 1961, ganhou uma série de quadrinhos que logo se tornou anual, sendo traduzida para mais de 80 línguas e vários dialetos. Depois vieram dezenas de adaptações para o cinema com filmes e animações de sucesso mundial.

A inspiração para a história de Asterix e Obelix veio de fatos históricos reais, como a conquista da Gália pelo exército romano e a revolta das aldeias. No ano de 52 a.C, durante a ausência de Julio Cesar, algumas aldeias galesas resistiram, ateando fogo nas plantações que alimentavam os soldados. Um vilarejo se recusou a queimar a capital Acaricum e resistiu contra o exército por mais 27 dias, um fato inédito na época. Isso tudo mais a influência gaulesa na descendência dos franceses (segundo as escolas das décadas de 50 e 60) inspirou Goscinny e Uderzo. Outros relatos afirmam que eles também fizeram uma sátira à invasão imperialista relacionando Asterix ao líder de resistência gaulesa Vercingétorix. Foi uma boa hora para expor as ideias, já que nos anos 50 acontecia uma explosão cultural.

O humor baseado nas características de diversas nacionalidades europeias foi bem recebido na Europa, garantindo o sucesso da série.

René Goscinny faleceu em 1977, e Albert Uderzo deu procedimento ao trabalho até 2010, quando se aposentou aos 84 anos.

Parque temático

Asterix é um símbolo da França e ganhou um parque temático em Paris, chamado Parc Astérix.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade