A história de Dom Pedro II

Todo brasileiro que teve contato com a escola ou com livros de História já estudou sobre Dom Pedro II, mas com o tempo, é comum que esse conteúdo seja esquecido e acabe se tornando vagas lembranças escolares. Para relembrar um pouco a História do Brasil e a vida de Dom Pedro II, disponibilizamos sua biografia.

O nome completo é bem extravagante: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga. Filho de Dom Pedro I e da imperatriz Maria Leopoldina, perdeu a mãe com 1 ano de idade e logo se tornou herdeiro com direito ao trono (seus irmãos mais velhos haviam morrido). De família de origem portuguesa, Dom Pedro II nasceu no Rio de Janeiro no dia 02 de dezembro de 1825. Quando tinha 5 anos de idade, seu pai abriu mão do trono, e o Brasil passou a ser governado por uma regência até que o menino chegasse à maioridade. Através de um golpe, Dom Pedro II assumiu o império em 1841, aos 15 anos de idade.
Dom Pedro II era inteligente e estudioso. Tinha muito interesse na Ciência, nas Letras, nas Artes e nas inovações trazidas por intelectuais da época. Isso influenciou em seu reinado, pois estimulou o progresso na economia brasileira com a construção e ampliação das linhas telegráficas e ferroviárias, iniciação da produção cafeeira.

 

A história de Dom Pedro II

A história de Dom Pedro II

Em 1843, se casou com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, com quem teve 4 filhos, entre os quais só sobreviveriam as princesas Isabel e Leopoldina. Vários fatos importantes aconteceram durante seu império: o fim do tráfico negreiro (1850), a Lei do Ventre Livre (1871), a libertação dos escravos pela Lei dos Sexagenários e da Lei Áurea (1888).
No dia 15 de novembro de 1889, o Brasil é proclamado República e Dom Pedro II é confinado no paço da cidade do Rio de Janeiro e recebe a intimação para deixar o país em 24 horas. Então parte com a família para Portugal e passa a viver na Europa em lugares como Cannes, Versalhes e Paris. Lá, Dom Pedro aprecia espetáculos artísticos e conferências. Dona Teresa Cristina falece em dezembro no Porto e Dom Pedro II falece de pneumonia em 1891 aos 66 anos de idade, no Hotel Bedford em Paris.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade