A importância do nutricionista para uma alimentação saudável

O nutricionista é o profissional que promove uma alimentação adequada para um indivíduo ou grupo, visando a prevenção ou tratamento de doenças e a melhoria da qualidade de vida. De acordo com a necessidade de cada paciente, é elaborado um cardápio especial para ele contendo alimentos benéficos para sua saúde. Dessa forma, hábitos alimentares inadequados são corrigidos e substituídos por outros corretos. Sua função principal é orientar a prática nutricional saudável e coordenar programas educacionais de alimentação que adéquam os alimentos a vários tipos de dietas. Grande parte das pessoas procuram o nutricionista para auxiliá-las na perda de peso. Isso é muito importante, pois é a forma certa e segura de começar um programa de emagrecimento. As dietas que vemos por aí podem ser perigosas.

Para atuar como nutricionista, a pessoa deve ter diploma de graduação em Nutrição reconhecido e registrado no órgão competente do Ministério da Educação e estar inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). O curso dura em média 5 anos e exige estágio, uma boa oportunidade para se habituar com o ambiente de trabalho da profissão. O nutricionista pode atuar em vários lugares, e não somente dentro de um consultório.

Áreas de atuação:

Alimentação Coletiva – escolas, creches, restaurantes e empresas;

Nutrição Clínica – hospitais, clínicas, spas e outras instituições;

Saúde Coletiva – políticas e programas de vigilância em saúde;

Docência – ensino, pesquisa, extensão e coordenação de cursos;

Indústria de Alimentos – desenvolvimento de produtos;

Nutrição Esportiva – clubes esportivos, academias e similares;

Pirâmide Alimentar

A Pirâmide Alimentar é um esquema gráfico muito utilizado pelos nutricionistas para realizarem uma orientação alimentar. A pirâmide agrupa vários tipos de alimentos de acordo com suas funções e nutrientes, indicando uma alimentação equilibrada sem excesso de nutrientes de cada um deles.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade