A iniciativa que virou moda! Sacolas retornáveis e reutilizáveis

Com o objetivo de reduzir impactos no meio ambiente e estimular a sua preservação, o governo brasileiro tem criado leis para mudar hábitos que não contribuem para essa finalidade. A restrição ao consumo de sacolas plásticas foi uma das medidas adotadas e causou polêmica com a proibição da distribuição e venda no comércio. Foi aí que entrarem em cenas as sacolas retornáveis, que aos poucos foram ganhando espaço e hoje são frequentes no dia a dia das pessoas. Mais do que uma alternativa, elas têm se apresentado coloridas e estilosas, utilizadas muitas vezes como meio de merchandising por empresas que imprimem nelas seu logotipo. Com essa mudança, as sacolas retornáveis tornaram-se um item pra se carregar sempre junto.

Mas o que é uma sacola retornável?

Também chamada de sacola reutilizável, é uma bolsa que pode ser usada por muitas vezes, feita de tecido proveniente de garrafas PET trançadas com fios de algodão, ou de outros tecidos como lona, plástico e pano. Se por um lado ajuda o meio ambiente, pode trazer risco à saúde das pessoas quando não é higienizada. Como é comum que se use a mesma sacola várias vezes para armazenar diferentes alimentos, pode haver contaminação pela proliferação de bactérias. Para evitar esses problemas, convém seguir algumas dicas:

* Alimentos crus, carnes (que não devem ficar expostas ao calor), produtos secos, roupas e livros sejam transportados em sacolas separadas;

* Lave as sacolas com sabão uma vez na semana.

As sacolas carteiras têm sido muito usadas por consumidores e empresários, que a veem como um modelo mais despojado e prático: abertas são sacolas e fechadas são carteiras.

E então, você já comprou uma sacola retornável? Escolha a sua e entre nessa campanha!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade