A origem da colomba pascal

Você sabe a origem da Colomba Pascal? Não, ela não é mais um produto lançado nos supermercados para gerar lucro em datas especiais. O bolo tradicional de Páscoa surgiu há muitos anos como símbolo de paz. Dizem que na Europa, um rei chamado Lombardo Alboino pretendia atacar o vilarejo de Paiva na Itália por causa da resistência militar no local, mas desistiu depois de receber um bolo doce em formato de pomba. O presente foi preparado por um padeiro com o intuito de instaurar a paz diante da guerra que estava acontecendo. Lombardo adorou o sabor e se sensibilizou com a singela ideia.
A Colomba Pascal com símbolo cristão simboliza a vinda do Espírito Santo e foi muito utilizada nos antigos sacrários onde se reservava a Eucaristia. Mais tarde, foi convertido para um pão doce compartilhado em alguns países europeus na manhã de Páscoa.
A massa é suave e semelhante à massa do Panetone, mas se diferencia por conter mais manteiga e ovos e o gosto mais acentuado de cascas de laranjas cristalizadas. A receita original não tem uvas passas e pode ter diferentes coberturas – glacê, amêndoas, chocolate aromatizado, entre outras. Atualmente a colomba é vendida em supermercados em diferentes versões. Entre elas, há bolos com gotas de chocolate, castanhas, calda de maracujá, brigadeiro e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade