A origem do Origami

O Origami faz parte da cultura japonesa há séculos e hoje é uma forma de arte utilizada no mundo todo, seja por lazer ou para trabalhos profissionais. É denominada como “a arte de dobrar papéis” e não se sabe exatamente quando ela surgiu. Alguns estudos apontam seu aparecimento durante o período Edo Japonês, entre os anos de 1603 e 1867. Felizmente, ela permaneceu na história e encanta a todos com sua riqueza de detalhes. Qualquer um pode fazer dobraduras, basta ter paciência e habilidade para realizar as etapas.

A palavra Origami se originou de duas palavras japonesas: ori (dobrar) e kami (papel) e a arte significava muito mais do que dobrar papéis. Estava incluída nos costumes do país, principalmente em cerimônias religiosas (Shinto). Copos de saquê dobrados em papel com borboletas simbolizavam a união dos casais nos casamentos, diplomas dobrados de forma especial eram entregues aos mestres de cerimônia, pedaços de papel dobrados em leque (noshi) enfeitavam presentes trocados entre samurais…esses e outros formas de uso ajudaram a desenvolver e a divulgar o Origami.

E não eram todos que podiam experimentar a técnica – o papel era um artigo caro acessível apenas à classe alta. Mais tarde, com as melhorias na fabricação de papel, todos passaram a utilizá-lo.

O que mais chama a atenção nas dobraduras são as possibilidades que um simples pedaço de papel oferece. Não se trata de colagem, recortes, é apenas técnica. A base de tudo geralmente é um papel quadrado que é dobrado até formar diferentes figuras como objetos, animais, plantas e o que a criatividade permitir. Em alguns casos, certas colagens são adicionadas para dar um efeito específico em decorações. Embora possa parecer fácil, não é moleza não! Há modelos bastante complexos que exigem domínio da arte, chegando a 800 dobras. Outros mais simples são ideais para iniciantes.

E lembre-se do principal: no Origami não se usa cola em nenhuma hipótese.

Origamis mais populares:

* Tsuru – origami tradicional que simboliza a ave sagrada do Japão, a garça. Significa sorte, felicidade e saúde;

* Coração;

* Cisne

Se você quer aprender a fazer origamis, há cursos, apostilas e sites na internet que ensinam as técnicas.

 

One Response to A origem do Origami

  • julio nixon padilla casanova says:

    como se ubican los triángulos para darle esa forma a la cola abierta del cisne. Es decir como se le cambia de dirección a la forma inicial de armado del cisne

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade