A trajetória de Valentino Rossi, uma fera sob duas rodas

Valentino Rossi é um dos melhores pilotos de motociclismo de todos os tempos e um exímio quebrador de recordes. Nascido em Urbino, Itália, no dia 16 de fevereiro de 1979, herdou do pai o talento para esse esporte. Graziano Rossi teve a mesma carreira e quando notou o interesse do filho em motociclismo, não hesitou em ajudá-lo. O menino foi evoluindo cada vez mais e hoje tem muitas vitórias no currículo e títulos mundiais de MotoGP, sendo um dos esportistas mais bem pagos do mundo. Excêntrico e veloz, esse é Valentino Rossi.

O primeiro contato de Valentino com as motos ocorreu quando ele tinha apenas 2 anos de idade. Por questão de segurança, seus pais preferiram os karts, e lhe deram um personalizado com motor de 60cc quando ele tinha 5 anos. Valentino não ia muito bem na escola e apesar de ser matriculado pela mãe em uma escola de futebol, gostava mesmo é de velocidade. Aos 9 anos, a tentativa de competir profissionalmente em corridas de kart falhou. Pela lei, ele deveria ter 10 anos, e o pai tentou sem sucesso forjar documentos para conseguir-lhe uma licença de piloto. Em 1990, já com a idade adequada, Valentino venceu o campeonato regional de kart. Depois passou a pilotar minimotos, se aperfeiçoando e vencendo corridas. Como era muito bom, logo mudou para motos potentes.

O primeiro campeonato no qual participou foi o MotoGP no Grand Prix de 1996, com Aprilia na categoria de 125cc. Nos anos de 1997 e 1999, foi campeão mundial com a Aprillia na categoria 250cc. Em 2000, assinou um contrato com a Honda e conquistou o Campeonato Mundial por três anos consecutivos na 500c. Como piloto da Yamaha, continuou ganhando, nos campeonatos de 2004 com 990cc, em 2008 e 2009 com 800cc.

A partir de 2011, Rossi começou a correr pela Ducati, com um contrato de dois anos pela MotoGP/500cc.

Valentino tem o apelido de “O doutor”, devido à sua personalidade excêntrica dentro e fora das pistas. Seus capacetes sempre apresentam desenhos do Sol e da Lua para retratarem os dois lados de sua personalidade, além do número 46 em homenagem ao pai. Já teve altos e baixos na carreira, e conseguiu se superar, mostrando que nasceu para isso.

Para conhecer mais um pouco do piloto, acesse www.valentinorossi.com. É um site bem completo com trilha sonora e um visual bem legal, mas está no idioma italiano ou inglês.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade