Águas do Planeta Terra

A Terra sendo vista do espaço, parece mais um planeta de água, já que ela está em maior quantidade do que a terra, em si. Ao todo, os oceanos representam cerca de 70% da superfície terrestre, enquanto a terra ocupa apenas cerca de 30%. Isso significa que o planeta se constitui de 2/3 de água.

Porém, a maior parte de toda esta água é imprópria para o consumo. Em percentuais, cerca de 97,5 % da água é salgada, o que a torna inadequada para ser bebida e até para ser usada em processos industriais. Além disso, 1,75% de toda a água do planeta está congelada na Antártica, no Pólo Norte e em outras geleiras também. E tem mais: 1,243% fica no interior da terra. Fazendo as contas, só temos 0,007% de água que pode ser usada para consumir e para outras utilidades.

A água não é importante apenas para o ser humano, mas, também, para os animais e as plantas. Eles necessitam dela para sua sobrevivência.

A água é um elemento composto de dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O), formando-se assim uma molécula de H2O. Ela pode ser encontrada em três formas: sólido, líquido e gasoso.

Guilherme Arantes compôs e canta uma música muito bonita que fala sobre a água. Ela se chama “Planeta Água”. Siga a letra abaixo:

Água que nasce na fonte Serena do mundo E que abre um Profundo grotão Água que faz inocente Riacho e deságua Na corrente do ribeirão…

Águas escuras dos rios Que levam A fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população…

Águas que caem das pedras No véu das cascatas

Ronco de trovão E depois dormem tranqüilas No leito dos lagos No leito dos lagos…

Água dos igarapés Onde Iara, a mãe d’água É misteriosa canção Água que o sol evapora Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão…

Gotas de água da chuva Alegre arco-íris Sobre a plantação Gotas de água da chuva Tão tristes, são lágrimas Na inundação…

Águas que movem moinhos São as mesmas águas Que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra…

Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água…

Água que nasce na fonte Serena do mundo E que abre um Profundo grotão Água que faz inocente Riacho e deságua Na corrente do ribeirão…

Águas escuras dos rios Que levam a fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população…

Águas que movem moinhos São as mesmas águas Que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra…

Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água…(2x)

 

One Response to Águas do Planeta Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade