Alergia ao frio

Não são apenas rinites e resfriados que aparecem nas épocas frias do ano, mas também as alergias de pele. Algumas pessoas tendem a apresentar reações alérgicas nesse período, e devem procurar tratamento médico para conter os sintomas. A alergia ao frio (ou urticária ao frio) é ocasionada pela exposição a temperaturas baixas, ao vento, contato com água, alimentos e objetos frios. Também pode ocorrer após picadas de insetos, infecções virais, estresse, alterações de dieta, e outros fatores. Não é uma doença comum e manifesta-se geralmente em jovens.

Principais sintomas: vermelhidão, inchaço e coceira na pele, cefaleia, febre, dor abdominal, e em alguns casos inchaço nos lábios, calafrios, palpitações e dificuldade de respiração. Depois do contato com o frio, as lesões aparecem em poucos minutos e o controle é feito por meio de anti-histamínicos, que trazem alívio e induzem a tolerância ao frio. Um teste que pode comprovar se a pessoa tem alergia consiste em aplicar gelo em seu antebraço por 5 e 10 minutos para observar se há reação.

Remédios caseiros que ajudam no tratamento

Alguns alimentos contém elementos que aliviam os sintomas das alergias

* Cebola – crua ou consumida em quantidade elevada, atua com seus compostos anti-histamínicos;

* Orégano;

* Alimentos ricos em Ômega 3 – reforçam o sistema imunológico. Ex: peixes (salmão) e nozes;

* Iogurte – contem bactérias saudáveis;

* Chá verde;

* Vinagre de maçã – diluído em água, alivia a coceira e impede o aparecimento de inflamação;

* Mel – aumenta a imunidade;

* Alho – tem um número de propriedades antivirais reforçadas com a mistura de três a quatro dentes com mel para evitar alergias em tempo frio;

* Chá de hortelã-pimenta – anti-descongestionante eficaz contra infecções e alergias.

Mais importante ainda é a hidratação do corpo com água e a fortificação do sistema imunológico com o consumo de alimentos ricos em vitamina C e E.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade