Alopecia

Esta doença está relacionada com a queda de cabelo. É uma alteração que afeta o couro cabeludo, a aparência física, a autoestima e a personalidade. A queda de cabelo causa alguns problemas emocionais tanto para homens quanto para mulheres.

Durante toda a história da humanidade, nós, seres humanos, sempre nos atentamos para os cabelos. É ele que protege o crânio contra traumatismos, radiações solares e representam um adorno sexual importante.

A alopecia ocorre devido alterações no folículo piloso. Se elas forem transitórias e não destruírem a matriz capilar ocorrerá novo crescimento de cabelo. Mas se a matriz capilar for destruída, aparecerão feridas ou atrofia, causando a alopecia permanente.

No caso de alopecia areata, os folículos do cabelo são atacados pelo próprio sistema imunológico da pessoa, o que resulta na falta de produção dos fios. Inicialmente, aparecem pequenas falhas no cabelo.

A causa precisa ser investigada e geralmente se busca saber:

* A história clínica do paciente referente ao uso de medicamentos e exames laboratoriais como excesso de vitamina A, doenças do tipo diabetes, câncer, infecções, anemia, etc.

* Alterações hormonais.

Existem outras causas relacionadas à alopecia, sendo que os principais tratamentos são:

* Laser capilar.

* Medicamentos e produtos tópicos aplicados no couro cabeludo.

* Medicação de via oral.

Apesar de ser comum a alopecia ocorrer no couro cabeludo, ela não se limita apenas a essa região. Pode ocorrer a queda de pelos em regiões como barba, púbis, sobrancelhas e axilas. Hoje, a alopecia atinge cerca de 1,7% da população mundial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade