Andrógino: homem e mulher ao mesmo tempo

A androginia é tida como um conceito que se refere a pessoas que tem aspectos masculinos (andro) e femininos (gyne) ao mesmo tempo. Pode ser uma mulher que não deixa de ser mulher mas se veste e se arruma como homem e vice-versa. Desta forma olhando para um andrógino é difícil dizer se é um homem ou uma mulher.
Um grande equívoco que costuma acontecer é acharem que o fato da pessoa ter este estilo a torna homossexual, pois o fato de optarem por se vestir como mulher (no caso dos homens) e como homens (no caso das mulheres) em nada interfere em sua orientação sexual. É possível encontrar andróginos homossexuais, heterossexuais, bissexuais, assexuais, ou pansexuais.
Para os psicólogos existe aí uma disforia de gênero, na qual o indivíduo em seu psicológico não se identifica nem como homem e nem como mulher, mas sente-se como um ser híbrido. Normalmente, eles são ligados a meios artísticos e gostam de aflorar sua criatividade, além de se mostrarem pessoas muito inteligentes.
Platão dizia que Andros originou os homens homossexuais, Gynos as lésbicas e Androgynos os heterossexuais.
Em meio ao mundo dos famosos é possível citar aqueles que são considerados legitimamente andróginos como Justin Bieber, Brian Molko (Placebo), Antony Hegarty (Antony and the Johnsons), Grace Jones, Daniel Peixoto (Montage), Maria Gadú, Prince, Bill Kaulitz (Tokio Hotel) e Tracy Chapman.apman.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade