Android

Android é um sistema operacional móvel desenvolvido pela Google para rodar sobre o núcleo Linux. Através dele, os desenvolvedores conseguem escrever softwares em linguagens de programações.

A história do Android começa com a aquisição da empresa Android Inc. pela Google. Logo surgiu uma plataforma de telefone movél baseado em Linux, flexível e aberto á migrações para os fabricantes.  E então, a Google resolveu entrar de vez no mercado de buscas e aplicações para telefones móveis, sendo o HTC Dream o primeiro a rodar no sistema Android. Foi lançado em 2008. Três anos depois foi a vez do tablet, com o modelo Motorola Xoom. Atualmente, existem mais de 400 mil aplicações para Android.

Características

Handset layouts – A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones.
Armazenamento
– É utilizado SQLite para armazenamento de dados.
Mensagens
– Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.
Navegador
– é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit. Máquina virtual Dalvik– Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado.
Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.
Multimídia –
O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.
Suporte Adicional de Hardware
– O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.
Ambiente de desenvolvimento (SDK)
– Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE) (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plugin Android Develpment Tools (ADT).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade