Ape Escape – Um jogo diferente

Em 1999 foi lançada uma série para o console Playstation bem diferente e divertida, que ficaria marcada não por excelentes gráficos e efeitos, mas pelo roteiro criativo e a nova maneira de jogar. Estamos falando de Ape Escape, o primeiro jogo do Playstation a utilizar completamente o controle DualShock. A missão do jogador é caçar macacos. Parece simples, mas não é. Há um grande número de mapas para serem explorados, com macacos espalhados por todos os cantos, até mesmo em esconderijos. Pra dificultar, eles são muito ágeis e fogem com facilidade, podendo atrapalhar atacar e atrapalhar a caçada. Tudo acontece em meio a cenários em 3D alegres e coloridos, que lembram animações japonesas. É uma série que vale a pena jogar, se você ainda não conhece, aproveite para conhecê-la agora.
Ape Escape (chamado de Saru! Get You! na versão japonesa) foi criado por Kenkichi Shimooko e oferece várias horas de entretenimento com as missões. Além das fases, há mini-jogos disponíveis, que tornam o jogo empolgante e viciante. Seu sucesso resultou em sequências, spin-offs e versões para outras plataformas.

 

Ape Escape - Um jogo diferente

Ape Escape - Um jogo diferente

O personagem encarregado de capturar os macacos peraltas é um garoto chamado Spike. Conforme o jogo vai avançando, o personagem vai recebendo novos itens para ajudá-lo. Entre eles estão um detector, uma rede de captura, um bastão elétrico no estilo Darth Vader e hélices. O detector de macacos é o mais importante, pois ele localiza os macacos aonde quer que eles estejam. Afinal, por que esses animais estão sendo perseguidos? O motivo é um poderoso capacete construído por um cientista que vai parar nas mãos do chimpanzé Specter e ameaça o futuro da humanidade. O capacete tem o efeito de aumentar as capacidades intelectuais de quem o possuir, e aproveitando-se disso, o chimpanzé cria réplicas para outros macacos, que se espalham por várias regiões e épocas utilizando a máquina do tempo também criada pelo cientista. Juntos, eles planejam acabar com os humanos e dominar o mundo. Para evitar isso, Spike é transportado por essa mesma máquina e percorre eras históricas em busca dos macacos.
Em Ape Escape, além de utilizar todos os botões do controle, o jogador utiliza o direcional direito e esquerdo do DualShock (R3 e L3). Hoje isso não é novidade, mas na época em que foi lançado era. Saber dominar as câmeras do jogo é fundamental para localizar pontos estratégicos onde possam estar os macacos.
Os cenários têm animações muito boas e dá vontade de estar lá de verdade. Nas sequências da série, há outros personagens.
A cor da roupa de cada macaco indica o grau de habilidade dele e a dificuldade que Spike pode ter em pegá-lo.

Jogos principais:
Ape Escape (PlayStation -1999)
Ape Escape 2 (PlayStation 2 – 2001)
Ape Escape: On the Loose (PlayStation Portable – 2005)
Ape Escape 3 (PlayStation 2 – 2005)

O mais recente é o PlayStation Move Ape Escape (PlayStation 3 – 2010)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade