Aprenda a fazer tapioca

A tapioca é um alimento que faz parte da cultura brasileira, uma iguaria típica da culinária nordestina e nortista muito apreciada pelo povo local e pelos turistas que visitam essas regiões. De origem indígena, é feita com fécula de mandioca (ou goma de mandioca) e pode receber vários recheios. Além de saborosa, é bastante nutritiva, podendo ser comprada pronta em barraquinhas de comidas regionais ou na forma de goma em mercados especializados. O processo de preparo é bem interessante, que tal aprender a fazer tapioca?
Primeiro, é retirada a goma da mandioca. Depois de ficar de molho, ela é espremida umedecida e assada em um tacho ou panela rasa. Ela ficará como um crepe seco, ou como uma panqueca crocante, e assim se obtém o beiju. Os recheios mais tradicionais são o de coco, manteiga da terra ou queijo, mas também há opções com leite condensado, goiabada, carne-seca, calabresa, doce de leite, entre outros.
O nome dessa iguaria é derivado da palavra tupi tipi’óka (coalho) e sua importância na alimentação é a mesma do pão consumido no cotidiano.

 

Aprenda a fazer tapioca

Aprenda a fazer tapioca

Essa receita é bem fácil de ser feita, principalmente para quem mora distante das regiões onde a tapioca é tradicional:

Ingredientes:
• 500 g de polvilho doce
• 500 ml de água
• Sal
• Recheio do seu gosto

Modo de preparo:
Em uma vasilha, misturar todo o polvilho com uma pitada de sal. Adicionar um pouco da água até que a mistura se dissolver por completo. Deixe descansar até o polvilho se separar da água ficando no fundo da vasilha. Coloque o restante da água e espere a mistura ficar seca.
Peneire a massa que ficou no fundo e coloque-a em uma frigideira bem quente na quantidade despejada para uma panqueca. Quando ela estiver se soltando, vire para o outro lado e depois retire do fogo. Recheie a seu gosto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade