Aprenda sobre as tartarugas marinhas

A tartaruga marinha é um réptil que pertence a um grupo da família das tartarugas que vive no mar. É dividida em gêneros e espécies, dos quais cinco são encontrados no Brasil: Verde ou Aruanã, Cabeçuda ou Mestiça, De Couro ou Gigante, De Pente
ou Legítima e Oliva. Infelizmente todas estão ameaçadas de extinção. As tartarugas geralmente migram pelos Oceanos (de preferência em águas aquecidas), estão sempre se desenvolvendo em tamanho e peso (que pode chegar a 540 kg) e podem viver até 150 anos. Falando em anos, as tartarugas marinhas são animais muito antigos, existem há cerca de 180 milhões de anos – 40 milhões de anos antes dos dinossauros. Apesar dos malefícios causados pelo homem, esperamos que elas continuem vivendo suas centenas de anos tranquilamente e nunca desapareçam, como aconteceu com algumas espécies de animais.Vamos aprender um pouco sobre elas:

Aprenda sobre as tartarugas marinhas

 

A maioria das espécies de tartaruga é onívora, cuja alimentação é à base de plantas e animais aquáticos ou terrestres. A Tartaruga de Couro é a maior, chegando a 2 m de comprimento, 600 kg e 1,5 m de largura. Todas as tartarugas possuem um casco em cima do corpo e nele pode ser identificada sua idade, através de linhas de crescimento em suas placas dérmicas (desenhos quadrados no casco).
A desova de uma tartaruga fêmea acontece em praias tranquilas do litoral. Os ovos são depositados em buracos na areia e quando chega a hora, os filhotes rumam para o mar. O número de ovos que cada tartaruga deposita é grande: aproximadamente 1000, que geram filhotes após 45 ou 60 dias. Pouquíssimos chegam à fase adulta, que leva 30 anos. A época de reprodução no Brasil é de dezembro a junho. Para preservar as tartarugas-marinhas e ajudar em sua reprodução foi criado o projeto Tamar. No site www.tamar.org.br você pode acompanhar as atividades da instituição,ajudar e conhecer melhor cada espécie.

Qual a diferença entre tartaruga, cágado e jabuti? Os nomes variam de acordo com a região. Por aqui, tartaruga é aquela que vive no
mar, cágado é o que vive em água doce e jabuti é terrestre. Esses são os nomes populares, o nome científico tartaruga não muda, como acontece nos Estados Unidos.

 

2 Responses to Aprenda sobre as tartarugas marinhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade