Arco e flecha composto

O arco e flecha é uma modalidade esportiva muito antiga e que veio se aperfeiçoando ao longo do tempo. Hoje podemos que alguns arcos são compostos, ou seja, possuem sistemas de alavancas, cabos e polias.

Esse sistema composto tem o intuito de facilitar o tiro do arqueiro e reduzir o esforço na hora de armar a flecha. Ele foi patenteado por Holless Wilbur Allen no Missouri, Estados Unidos em 1967 e desde então sua popularidade só tem aumentado entre os amantes do arco e flecha.

Os membros deste tipo de arco são mais rígidos e isso proporciona o aumento da eficiência dele, mas, em compensação, dificulta a ação do arqueiro sobre a corda. Isso faz com que o arco composto tenha uma característica peculiar, pois os membros dele se curvam e assim armazenam energia até chegar a um pico.

 

Arco e flecha composto

Com isso o arqueiro não tem a necessidade de manter a corda sob sua força, mas sim deixar que isso seja feito pelo arco, que transforma a energia potencial em energia cinética, ou seja, a energia do movimento.

Quanto às flechas usadas neste tipo de arco, elas pouco diferem das flechas usadas em arcos recurvos. Sua composição é a seguinte: – As hastes geralmente são feitas de liga de alumínio ou de fibra de carbono e, em alguns casos, de uma combinação destes dois.

Este tipo de flecha mais moderno tem maior força, por isso precisam ser usadas em arcos compostos. Já as flechas com setas de madeira se adéquam apenas a arcos recurvos, pois num arco composto ela se quebraria.

 

One Response to Arco e flecha composto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade