As esculturas mais famosas do mundo

Assim como a pintura, a escultura é outra forma de arte admirada pelo mundo, marcada pelas grandes obras de artistas do passado. A perfeição de muitas delas impressiona pelo realismo e sentimentalismo que expressam, chamando a atenção para cada detalhe. Depois de conhecer as esculturas mais famosas, comprove essa impressão nas fotos.

David (ou Davi) – criada entre 1501 e 1504 pelo artista italiano Michelangelo, é uma obra-prima da escultura renascentista. Representa o herói bíblico Davi e simboliza a defesa da liberdade dos civis consagrados na República de Florença. Foi inaugurada
em uma praça pública no Palazzo della Signoria, sede do governo civil de Florença, e mais tarde foi movida para a Galleria dell’Accademia, sendo substituída por uma réplica.

Vênus de Milo – criada provavelmente entre 100 e 130 a.C. por Alexandros de Antióquia, é a escultura grega mais famosa. Foi encontrada por acaso e não tem braço, pois eles foram perdidos. Acredita-se que ela retrata Afrodite (Vênus para os romanos) a deusa grega do amor e da beleza.

O Pensador – feita de bronze, é uma escultura criada por Auguste Rodin para ser posicionada em um portal do Museu de Arte Decorativa, em Paris. A inspiração vem de A Divina Comédia de Dante – O portão do Inferno, e mostra um homem em meditação (Dante) para resolver um grande problema. O Pensador foi terminado em 1902.

 

As esculturas mais famosas do mundo

Pietá – ícone da Renascença italiana, foi feita por Michelangelo em 1499 e retrata a Virgem Maria segurando em seus braços seu filho Jesus, morto após ser retirado da cruz. É uma das mais belas obras de Michelangelo.

Lady Justiça – também conhecida como Dama da Justiça, Balança da Justiça e Justiça Cega, se tornou popular pelo fato de adornar tribunais de vários países. Essa escultura não é atribuída a nenhum artista em especial e simboliza a deusa da justiça e da lei dos gregos e romanos.

Hermes e o Dionísio Menino – representa o deus grego Hermes e Dionísio ainda menino e é datada do século 4 a.C., sendo atribuída ao artista Praxíteles. É exibida no Museu Arqueológico de Olímpia.

O Beijo – escultura em mármore feita pelo escultor francês Auguste Rodin em 1889,retrata uma história amorosa. Francesca Malatesta, uma nobre italiana do século 13 imortalizada no Inferno de Dante, se apaixona por seu cunhado, Paolo, ao lerem a história de Lancelot e Guinevere. O casal é descoberto pelo marido de Francesca e têm um final trágico, fato que interrompe o beijo que estava prestes a acontecer. A inspiração para obra teria vindo dos delírios amorosos de Rodin e sua assistente Camille Claudel.

O Arremesso de Disco ou Discobolus – tem como tema o atletismo grego e foi concluída em bronze no final do período de 460-450 a.C. Essa está perdida e as que ficaram conhecidas foram as cópias romanas em mármore.

Estátua da Menina Pássaro – a mais recente de todas, foi criada em 1936 pela escultora Sylvia Judson Shaw e ganhou fama ao aparecer na capa do romance Meia- Noite no Jardim do Bem e do Mal. Foi esculpida em Ragdale, IIIinois, casa de veraneio em Illinois, sendo colocada no cemitério de Bonaventure e depois no Museu Histórico de Savannah. Fundida em bronze, tem 50 cm e retrata uma menina de expressão contemplativa com a cabeça inclinada para a esquerda e os cotovelos apoiados contra sua cintura enquanto segura duas bacias.

David de Bronze – primeira escultura em pé sem suporte de bronze fundido e primeiro nu masculino feito desde a antiguidade, é uma criação de Donatello, feita entre 1440 e 1460. Ela representa Davi com o pé sobre a cabeça decepada do gigante Golias, logo após matá-lo.

Outras esculturas famosas:
O Êxtase de Santa Teresa, de Gian Lorenzo Bernini
Grupo de Laocoonte, de Agesandro, Atenodoro e Polidoro
Os Doze Profetas, de Aleijadinho
Moisés, de Michelangelo
Apolo e Dafne, de Bernini
Augusto de Prima Porta, de Augusto César
Baco, de Michelangelo
Estátua de Bronze de São Pedro, de Arnolfo di Cambio

 

2 Responses to As esculturas mais famosas do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade