Ayrton Senna – Um grande piloto de formula 1

Ayrton Senna da Silva foi um piloto de Fórmula 1 brasileiro famoso por suas grandes vitórias e feitos nas pistas. Ele era um homem que não tinha medo da velocidade e de se arriscar em grandes manobras em sua profissão.
Ele nasceu em São Paulo em 21 de março de 1960 e iniciou a carreira andando de kart, tendo como incentivador o pai, que o fez se interessar por automóveis. Foi seu próprio pai quem fez o seu primeiro kart, quando Ayrton ainda tinha quatro anos de idade. Ele tinha tanta habilidade, que aos nove anos já conduzia o jipe da família pelas propriedades rurais do pai.
Suas primeiras competições de kart oficiais foram aos treze anos. Sua primeira vitória aconteceu em 1977 quando ganhou o Campeonato Sul-Americano de Kart, depois ganhou também em 1978 e 1980. Ele se frustrou em não conseguir ganhar o título de melhor piloto do mundo, afinal para ele é o primeiro lugar ou nada. Desde pequeno, Senna trabalhou muito para estar sempre na frente.
Com todo seu talento ele logo chamou a atenção de equipes de Fórmula 1 dentre elas Willians, McLaren, Brabham e Toleman. Das equipes, foi a Toleman que ofereceu um carro ao jovem Ayrton em 1984 para disputar os campeonatos.

 

Ayrton Senna - Um grande piloto de formula 1

Ayrton Senna - Um grande piloto de formula 1

Ele ficou na Toleman em 1984, na Lotus entre 1985 e 1987, na McLaren entre 1988-1993 e na Willians em 1994.
Em Ímola aconteceu a tragédia que abalou todo o mundo e acabou com a carreira de sucesso de Ayrton Senna. Era a terceira corrida da temporada, o GP de San Marino e Senna, como era de costume, conquistou a pole. O piloto se preocupava com dois eventos: um acidente envolvendo Rubens Barrichello na sexta-feira, mas que causou pequenas escoriações e um nariz quebrado e outro acidente que aconteceu no sábado com Roland Ratzenberger, um austríaco que bateu violentamente o veículo e morreu minutos depois de chegar ao hospital.
Apesar de tudo, os pilotos resolveram correr. Na sétima volta da corrida, Senna realizou a terceira melhor volta, seguido por Schumacher. Quando Ayrton Senna entrou na curva de Tamburello, ele perdeu o controle do carro e se chocou violentamente contra um muro de concreto.
Numa telemetria foi visto que ele ainda tentou reduzir o carro, de 300 km/h para 200 km/h. Quando os oficiais de pista chegaram ao local do acidente perceberam a gravidade do ocorrido e esperam a chegada dos médicos. A cabeça de Senna chegou a se mexer levemente, dando esperança de que ele estivesse bem. Na verdade, isso se deu por um dano cerebral profundo.
Ele foi retirado do carro pelo médico neurocirurgião Sidney Watkins e recebeu os primeiros socorros ao lado do carro. Senna foi levado de helicóptero para o Hospital Maggiore de Bolonha, onde morreu poucas horas depois.
Em seu carro foi encontrada uma bandeira austríaca que seria erguida em caso de sua vitoria, para homenagear o austríaco Roland Ratzenberger.
Senna tinha 34 anos quando morreu.

 

One Response to Ayrton Senna – Um grande piloto de formula 1

  • Paulo. . says:

    A imagem: “http://www.freewords.com.br/wp-content/gallery/ayrton-senna-um-grande-piloto-de-formula-1/ayrton-senna-um-grande-piloto-de-formula-1-biografia-senna-13.jpg” não é de Ayrton Senna, e sim de Roland Ratzenberger que faleceu no treino livre de sábado naquele mesmo infeliz final de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade