Belém do Pará, a “Metrópole da Amazônia”.

Belém, (ou Belém do Pará), é a capital do estado do Pará, conhecida também como “Metrópole da Amazônia” (foi a primeira capital da Amazônia) ou “Cidade das Mangueiras”. A cidade abriga uma grande bacia hidrográfica: por ela passam os rios Amazonas, Maguari e Guamá. O clima da cidade é tipicamente equatorial: quente e úmido.

TURISMO:

Há muitos locais históricos e atrações para se visitar na cidade. Veja a lista abaixo:

– Complexo Feliz Lusitânia: O complexo abriga o Forte de Presépio, a praça Dom Frei Caetano Brandão, a Casa das 11 Janelas, a Igreja de Santo Alexandre (Museu da Arte Sacra) e a Catedral Metropolitana.
– Mercado Ver-O-Peso: esta é a maior feira-livre da América Latina. Localiza-se na Cidade Velha, próxima à Baía do Guarajá.
– Estação das Docas: Antigo porto de Belém, é um ótimo passeio pela orla da Baía do Guajará.
– Praça da República: Com lindas mangueiras e o Teatro da Paz, é um dos pontos turísticos mais bonitos e conhecidos da cidade.
– Mangal das Garças: O parque reproduz, em uma área de 40 mil m², as macro-regiões da flora do Pará.
– Basílica de Nazaré: Copia o estilo neoclássico da Basílica de São Paulo, em Roma. É o ponto de chegada da maior procissão religiosa do Brasil.
– Museu Paraense Emílio Goeldi.
– Bosque Rodrigues Alves: Jardim Botânico da Amazônia.
– Bondinho: Abriga até 45 passageiros, e a viagem dura aproximadamente 30 minutos.
– Icoaraci: Pólo de artesanato em cerâmica.
– Bioparque Amazônia Safari: Conhecido como Crocodilo Safári Zoo – situado a 20 Km do centro de Belém, o parque é uma representação fiel do ecossistema local e possui museus e trilhas.
– Além destes descritos acima, Belém tem diversas outras atrações, como museus lindos que não foram citados, igrejas maravilhosas e alguns outros mercados.

HOSPEDAGEM:

Há inúmeros hotéis e pousadas na região, para todos os gostos e bolsos.
Deve-se atentar para a proximidade da capital, e os pontos turísticos que se deseja visitar, para tornar o acesso mais fácil.
Para ver uma lista de pousadas em Belém do Pará, acesse:

http://www.guiamais.com.br/busca/pousadas-belem-pa

Para ver uma lista de hotéis em Belém do Pará, acesse:

http://www.belemdopara.tur.br/hoteis-em-belem.html

http://www.apontador.com.br/em/pa_belem/hoteis-e-pousadas

GASTRONOMIA:

O turista pode experimentar a cozinha regional, mas há outras opções “globalizadas” tradicionais, como toda grande metrópole.
Para quem desejar conhecer a comida paraense, há as barracas do Ver-O-Peso e as tacacazeiras que ficam espalhadas pelas esquinas da cidade. Há também belos restaurantes.

2 Responses to Belém do Pará, a “Metrópole da Amazônia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade