Berços de bebê

A compra do bercinho de bebê é um dos momentos mais felizes dos futuros pais, que se encontram em estado de grande expectativa e emoção. Muitos ficam em dúvida na hora de escolher o modelo diante das várias opções, preços e materiais, mas o mais importante de tudo é optar por um móvel que garanta seguranças a seu bebê. Recentemente, algumas pesquisas e testes apontaram os riscos trazidos por diversos acessórios contidos nos berços, o que causou ainda mais dúvidas. Mas é simples, basta conhecer bem a estrutura dele antes de levá-lo para casa.
Pra começar, observe se o berço vem com o selo do INMETRO. Essa certificação garante que ele é seguro e segue as normas técnicas necessárias.
Para facilitar sua vida, procure um berço com tamanho de acordo com o padrão nacional, que é de 1,30 m por 60 cm. Evite colocá-lo perto de janelas, cortinas, persianas e prateleiras. Cheque o produto por inteiro, veja se as grades são bem fixas, se a tintura é atóxica (as pinturas antigas continham chumbo), se as quinas são arredondadas, se o acabamento está bom (sem fiapos de madeira), entre outros cuidados. E atente-se para os modelos com braçadeiras ou suportes, pois eles podem prender a roupa da criança, e também para os com rodinhas – certifique-se de que elas tenham sistema de travamento.
O colchão deve ter densidade 18 até para crianças de até 3 anos e em um altura que não possibilite que o bebê prenda a cabeça na grade. Quando o colchão já estiver na altura mais baixa e a parte de cima das barras laterais alcançar a região abaixo do peito do bebê, é hora de fazer a transição para uma caminha de verdade.
E por último, nada de travesseiros, protetores laterais, mosquiteiro e outros acessórios que podem sufocar ou se enroscar no neném.
Além dos berços clássicos, também podemos encontrar berços modernos (as regras de segurança valem para esses também) com materiais e formatos diferentes, como nas fotos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade