Biografia de Bob Marley

Um pouco sobre a vida do cantor: Robert Nesta Marley, cantor, compositor e guitarrista jamaicano, nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica, e foi o músico de reggae mais conhecido de todos os tempos, responsável por popularizar o gênero musical. Seu pai era um militar branco do exército inglês, e a mãe uma adolescente negra. A maior parte de seu trabalho lidava com temas a respeito de problemas sociais e religião. Suas experiências durante a juventude difícil em uma favela de Kingston influenciaram na formação de sua personalidade crítica.
O primeiro sucesso mundial de Bob Marley foi a canção “No, Woman no cry”, de 1975. Em 1976 foi para a Inglaterra e gravou dois álbuns: Exodus e Kaya. Lá foi preso por posse de maconha (mencionada em várias de suas músicas), que defendia para o uso espiritual.
Em julho de 1977 foi diagnosticado com uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que primeiramente não foi devidamente tratado devido às crenças religiosas de Marley (rastafarianismo) e o impacto em sua carreira. Depois de se converter ao cristianismo por achar semelhanças com o rastafarianismo, passou por uma cirurgia para extirpar as células cancerígenas, mas o câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Depois de ser internado, Bob Marley faleceu no hospital Cedars of Lebanon em Miami, no dia 11 de maio de 1981, aos 36 anos. A data de seu aniversário virou feriado nacional na Jamaica.
Dos seus 12 filhos, 05 seguiram carreira musical: Ziggy e Stephen Marley, Kymani Marley, Julian Marley e Damian Marley.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade