Biografia de Kanye West

Kanye West é conhecido hoje como um cantor e rapper de sucesso vencedor de vários Grammy, mas nem todo mundo sabe que ele já tinha uma carreira musical bem sucedida como produtor. Ele começou a produzir para artistas locais quando ainda estava na escola e aos poucos foi ganhando reconhecimento ao trabalhar com artistas de hip hop e R&B. Em 2004 apresentou-se em carreira solo lançando o álbum de estreia The College Dropout. Desde então, o trabalho de Kanye tem sido elogiado e premiado, contando muitas vezes com a parceria com outros artistas. Além de cantar, West é estilista: lançou sua própria linha de roupas (Pastelle) em 2009, colaborou com a Nike para lançar o modelo de tênis Air Yeezy e inaugurou uma linha de sapatos desenhada para a grife Louis Vuitton.

Biografia

Kanye Omari West nasceu em Atlanta, Geórgia, no dia 8 de junho de 1977. Filho de Ray West (ex-membro dos Panteras Negras e fotojornalista, hoje conselheiro espiritual cristão) e Donda West (professora de inglês e mais tarde sua empresária), foi criado no bairro suburbano de Oak Lawn, em Illinois. Com o divórcio dos pais, se mudou para Chicago com a mãe quando tinha 3 anos. Estudou artes e desistiu de fazer uma faculdade para se dedicar à carreira musical.

Seu trabalho como produtor ganhou fama a partir do ano 2000 com os hits singles produzidos para artistas da Roc-A-Fella Records como Jay-Z, Ludacris, Alicia Keys, Janet Jackson e John Legend. As produções que Kanye West fez para o rapper Jay-Z foram as principais responsáveis pelo crescimento de sua carreira. A música “This Can’t Be Life”, do álbum The Dynasty: Roc La Familia, e o álbum The Blueprint, receberam muitos elogios da crítica.

Inicialmente, Kayne encontrou dificuldades para conseguir um contrato solo. Era pouco apoiado, mas em 2004 conseguiu lançar seu primeiro álbum. Em seguida vieram outros: Late Registration (2005), Graduation (2007), 808s & Heartbreak (2008),

My Beautiful Dark Twisted Fantasy (2010) e Watch the Throne (com Jay-Z) (2011). Todos receberam vários prêmios.

Kanye West já sofreu um grave acidente de carro, que o inspirou o single “Through the Wire”. Em algumas canções ele faz referência à sua fé.

O estilo da música de Kanye mistura samplingip com hip hop, sintetizadores e instrumentos de corda complexos. O mascote e marca registrada de West é o “Dropout Bear”, um urso de pelúcia.

Nas horas de lazer, Kanye gosta de ouvir rock e apoiar bandas inciantes de indie. O cantor inaugurou restaurantes e a “Kanye West Foundation”, destinada a ajudar crianças e estudantes beneficentes.

Vida pessoal

Em 2007 Kanye perdeu a mãe devido a uma complicação decorrente de uma cirurgia plástica. Mesmo advertida dos riscos, Donda West seguiu em frente com a abdominoplastia e aumento dos seios, que trouxeram complicações e a levou a óbito. Kanye West namorou e ficou noiva da designer Alexis Phifer por muitos anos. Em abril desse ano ele começou a namorar com Kim Kardashian.

Polêmico, o artista já se envolveu em brigas com outros rappers e alguns paparazzi. Na cerimônia do VMA em 2009, durante o discurso da cantora Taylor Swift em agradecimento pelo prêmio recebido de melhor videoclipe, Kanye subiu ao palco e retirou o microfone dela para dizer que Beyoncé merecia o prêmio. Depois, o cantor pediu desculpas pela atitude equivocada e inadequada.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade