Biografia Renato Russo

Um pouco sobre a vida do cantor: Renato Manfredini Júnior, cantor, guitarrista, baixista e tecladista, nasceu em 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro, seu nome artístico era Renato Russo, e é considerado por muitas pessoas como um dos maiores músicos brasileiros. Renato também foi professor de inglês, ainda criança, aos 7 anos mudou com sua família para os Estados Unidos, devido a transferência de seu pai (funcionário do Banco do Brasil) para Nova Iorque, e então Renato aprendeu a falar fluentemente inglês. Aos 11 anos, Renato e sua família voltam para o Brasil, após uma nova transferência, Renato e sua família vão para Brasília.
Aos 15 anos Renato foi diagnosticado com uma doença chamada epifisiólise, uma doença óssea. Renato ficou quase 2 anos na cama, enquanto fazia tratamentos para se recuperar dessa doença, foi durante essa época que ele passou a colecionar discos dos mais variados estilos, e se dedicou ainda mais a ouvir músicas, esse período foi muito importante no desenvolvimento musical de Renato. Durante essa época também, surgia o movimento Punk nos EUA, movimento que chamou a atenção de Renato e ajudou na formação de sua primeira banda o “Aborto Elétrico”. A banda Aborto Elétrico durou 3 anos e foi dela que surgiram grandes músicas do Capital Inicial e Legião Urbana (ambas bandas foram formadas mais tarde com integrantes do Aborto Elétrico.)
Após a separação do Aborto Elétrico, Renato tocou um tempo sozinho e depois fundou a banda Legião Urbana.
O sucesso da banda Legião Urbana começou a despontar e os problemas de Renato também, problemas com álcool, drogas e o descobrimento que era portador do vírus da AIDS. Nessa época o Legião lançou o álbum “V”, considero o mais melancólico do Legião. Um dos motivos do álbum ter saído assim, deve-se aos problemas de Renato com as drogas, álcool, doença e problemas no relacionamento com seu namorado americano Scoot.
Renato morreu no dia 11 de outubro de 1996, pesando apenas 45 quilos, devido complicações causadas pela AIDS (desde 1990 ele portava a doença, mas nunca havia revelado publicamente sua doença.). Renato deixou um filho chamado Giuliano Manfredini.
Após a morte de Renato foram lançados alguns CDs póstumos como: “O Ultimo Solo” é um disco solo de Renato (feito com sobras de outros CDs), “Uma Outra Estação” do Legião (com sobras do algum “ATempestade” e “Dois”), “Mais do Mesmo” (coletânea com os maiores sucessos do Legião.), “Acústico MTV” (gravado em 1992 para divulgar o álbum “V”), também foram lançadas diversas coletâneas de Renato e os discos “Como é que se diz eu te amo (2001) e “As Quatro Estações (ao vivo em 2004), ambos são CDs duplos e ao vivo, além de conter grandes discursos de Renato Russo.
Renato foi adorado por muitos fãs, sendo considerado por muitos como um herói, alguns chegavam a adorá-lo tanto que faziam até um trocadilho com o nome do Legião Urbana chamando a banda de Religião Urbana. Renato sempre negou esse rótulo dado a ele.

6 Responses to Biografia Renato Russo

  • FRANCISCO SOUZA says:

    Sempre fui muito “FÔ da Banda “Legiao Urbana” e do cantor “Renato Russo” e continuo sendo.Para mim foi um dos melhores cantores que nós já tivemos no Brasil. A Banda “LEGIÃO URBANA”, em que “Renato Russo” era o vocalista nos deixa muitas recordações e lembranças boas das muitas canções lindas que eles tocavam…, tocavam também o coração de todos que os acompanhavam e os seguiam….Foi uma pena e uma grande perda para todos os “Brasileiros”, Renato Russo ter partido tão prematuramente.Velhos tempos…. Feliz “Anos 80″…e agora Feliz “Anos 2000″…. Amém!!!

  • FRANCISCO SOUZA says:

    A “Banda Legião Urbana” e “Renato Russo” eternizaram os corações apaixonados dos brasileiros com as suas belas canções nos “Anos 80” e ainda continuam aliviando o coração de quem os ouve, ok???. Continuo sendo “FÔ de todos. As suas canções jamais vão sair da cabeça de quem os seguiu e os acompanhou, ok??? Feliz “Anos 80″….Feliz “Anos 2000″….Foi uma pena “Renato Russo” nos deixar tão cedo, ok???Faz muita falta no cenário musical brasileiro, principalmente para quem o acompanhou em sua carreira musical.Um abraço e uma Boa Noite para todos!!!Francisco Souza-Açailândia-MA-BRASIL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade