Biografia Tupac

Tupac (ou 2Pac, Makaveli ou apenas Pac) foi um grande rapper americano que marcou a década de 90 com músicas de temas fortes e polêmicos, retratando problemas políticos e sociais. Com diversas premiações e recordes de vendagem, é considerado o maior rapper de todos os tempos. Também ator e poeta, nasceu em Nova York, Brooklyn, no dia 16 de junho de 1971, com o nome de Lesane Parish Crooks, mais tarde modificado para Tupac Amaru Shakur por questões de segurança. É que sua mãe era ativista do movimento Panteras Negras (grupo que lutava pela igualdade dos negros), e temia que o filho sofresse algum ataque por parte de seus inimigos.
A vida do cantor sempre foi difícil e turbulenta – nasceu logo após a mãe ser absolvida de mais de 100 acusações; seus pais se separaram; seu padrinho, membro importante dos Panteras Negras, foi condenado pelo assassinato de uma mulher em um assalto; seu padrasto foi preso por assaltar um caminhão, entre outros crimes; que somados com o meio violento em que vivia, gerou o envolvimento com o tráfico de drogas e a rivalidade com outros rappers.
Apesar de tudo, Tupac era elogiado pela maturidade e pelo bom-humor, e estudou artes dramáticas, participando de grupos e peças de teatro, além de aulas de poesia, jazz e balé.
Mais tarde, tornou-se dançarino de hip hop do Digital Underground.
Em 1991 lançou seu primeiro álbum solo chamado 2Pacalyse Now, que foi o ponto de partida de uma carreira de sucesso, com novos álbuns e atuações em filmes de cinema.
A partir de 1994 os problemas tornam a aparecer em sua vida – Tupac leva cinco tiros em um assalto no corredor de um estúdio de gravação, que ele atribuiu como um atentado a mando dos rappers Notorious BIG, Puff Daddy rapper e o proprietário da Bad Boy Records. Daí em diante, com as suspeitas de rivalidades entre artistas do rap, inicia-se um período de guerra entre a costa leste e oeste. Em 1995, Tupac é acusado de abuso sexual, mas continua com seu trabalho, lançando seu quarto álbum (Me Against the World) de dentro da cadeia. O rapper assumiu ter tido relações sexuais com uma mulher em um hotel, mas por livre e espontânea vontade dela, e afirmou ser mais uma armação contra ele. Nesse período casa-se com sua namorada, Keisha Morris, divorciando-se no ano seguinte. “Me Against the World” chega a mais de 5 milhões de cópias vendidas. Com o pagamento da fiança pelo dono da Death Row Records, em troca do contrato de 3 álbuns pelo selo da gravadora, 2Pac lança em 1996, “All eyez on me”, considerado o melhor de sua carreira.
Na noite de 07 de setembro de 1996, depois de assistir a uma luta com Myke Tyson em Los Angeles, Tupac é atingido por cinco tiros dento da BMW em que estava com um amigo.  Mais de 10 tiros foram disparados pelos ocupantes de um Cadillac branco. No hospital, no dia 13 de setembro de 1996, falece de insuficiência respiratória e parada cardíaca.
Surgem várias teorias sobre o assassinato. O amigo de infância que o acompanhava garante poder reconhecer os atiradores, mas também é baleado e morto.
As suspeitas caíram em cima de “Notorious Big”, um rival de 2Pac, mas nada foi comprovado. Em 1997, Biggie é assassinado.
Sabe-se que Tupac envolveu-se em uma briga na noite do crime com um membro da Southside Crips, que estava dando problemas há um tempo, mas até hoje o crime não foi esclarecido.
Apesar das polêmicas, Tupac apenas mostrava a sua realidade e lutava pela igualdade, servindo de inspiração para muitos artistas posteriores. Seu trabalho é muito valorizado por críticos, fãs e produtores musicais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade