boxe-xadrez: uma nova modalidade de esporte

Vocês já ouviram falar de boxe-xadrez? Ou caso você goste de jogar boxe e xadrez, essa nova modalidade que vem sendo praticada na Europa, pode agradar você.
Você deve estar pensando o que o boxe e xadrez têm em comum, tirando o fato que nos 2 você deve se defender e atacar, pois é acreditem, conseguiram juntar eles. Agora quando comerem uma peça sua, e você ficar com raiva, pode descontar toda sua raiva batendo em seu adversário.
O conceito do jogo surgiu em 1992, criado por Enki Bilal, onde existia um quadrinho chamado “Frio Equador”, em que era disputada uma partida fictícia. Onze anos depois, em 2003, Iepe Rubingh, um artista holandês, levou da ficção para a vida real essa nova modalidade, realizando assim a primeira “luta-partida” de verdade.
O jogo começa com uma rodada de xadrez, seguido por um de boxe, sempre assim alternando as duas. No total são 11 rodadas, 6 de xadrez e 5 de boxe. As rodadas de xadrez duram 4 minutos e os rounds de boxe 3 minutos.
Os concorrentes podem ganhar pelas seguintes maneiras: por nocaute, xeque-mate, decisão dos juízes ou se um deles exceder o total 12 minutos concedidos para o xadrez. Se um jogador não fizer um movimento antes da rodada de xadrez terminar, ele recebe um aviso e tem de avançar nos próximos 10 segundos, muitos avisos podem levar à desqualificação.
Se o jogo de xadrez terminar empatado, as pontuações de boxe são usadas para determinar o vencedor. Se ainda assim acabar em um impasse, o jogador com as peças pretas é declarado vencedor. Durante as rodadas de xadrez, os jogadores usam fones de ouvido para não ouvir os conselhos ou comentários do público, assim ajudando também em sua concentração no jogo.
É preciso ter muita experiência em boxe e ser pelo menos um jogador classe A em xadrez, pois não adianta você ser um bom jogador em uma modalidade apenas, pois nesse caso as duas são importantes, para o resultado final.
Mesmo não sendo conhecido, em vários paises, essa nova modalidade vem crescendo, e tendo diversos campeonatos Mundiais em vários paises, principalmente nos paises Europeus, inclusive sendo defendida pelos participantes, a hipótese de adicionar essa modalidade nas Olimpíadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade