Cândido Portinari…..um dos mestres da pintura brasileira

Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903 em Brodowski, ele foi um dos maiores pintores do Brasil, que conseguiu alcançar grande projeção internacional, devido a qualidade e a representação de questões sócias do Brasil em suas obras.

Portinari não chegou a terminar a escola primária, desde pequeno já demonstrava grande talento, aos 10 anos Portinari fez seu desenho, o (retrato do compositor Carlos Gomes), alguns anos mais tarde ele foi chamado para ajudar um grupo de pintores e escultores italianos, que decoravam igrejas. Um ano depois, ele decide ir para o Rio de Janeiro, buscando o aprimoramento sistemático em pinturas. Durante os anos em que esteve na escola, Portinari participava das exposições (salões anuais), que tinha como prêmio uma viagem de estudos para a Europa, ao longo dos anos, Portinari foi ganhando destaque e reconhecimento da imprensa e publico, através de suas obras e títulos mesmo que não sendo o suficiente para ganhar a viagem. Enfim em 1929, após sua primeira exposição individual, Portinari viaja para Paris, por onde fica um tempo morando lá, nesse tempo ele não chegou a pintar muito, mas adquiriu muito conhecimento ao estar em contato com outros pintores, visitar exposições e observar as obras de lá, e foi em Paris também que ele conheceu a uma jovem uruguaia de 19 anos, chamada Maria Victoria Martinelli, que seria sua companheira por toda vida.

Após Portinari retornar ao Brasil, com Maria Martinelli, ele voltou a pintar obras, mas diferente de antes, começou a retratar mais questões sociais do povo brasileiro, deixando aos poucos de lado sua formação academia e misturando a ciência antiga da pinta, uma maneira experimentalista e moderna, que foi adquirida na Europa.

Portinari então começa a ganhar novamente destaques na mídia, comentários de pessoas influentes, e prêmios tantos nacionais quanto internacionais, imortalizando-se como um mestre das artes com reconhecimento tanto no Brasil quando no exterior.

A morte de Portinari, por ironia do destino foi devido à causa de envenenamento das tintas, que fizeram parte de sua vida e o tornou um dos grandes nomes do Brasil. Atualmente seu filho João Candido Portinari cuida dos direitos autorais das obras de Portinari.

obs: a data pode ser encontradas em alguns sites como 29 de dezembro, mas seguindo fontes confiáveis como o site :www.portinari.org.br/

que é o site gerido pelo filho de Candido Portinari a data de nascimento está 30

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade