Carboidratos

Os carboidratos, também conhecidos como glicídios, glucídios, hidratos de carbono ou açúcares são formados por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Sua principal função é energética.
Os monossacarídeos têm reduzido número de átomos de carbono em sua molécula. Dentre eles podemos citar a frutose (açúcar das frutas), glicose (presente na formação de outros açúcares) e a lactose (constitui a lactose).
Os principais dentre os dissacarídeos são:
Glicose + Frutose: sacarose
Glicose + Galactose: lactose
Glicose + Glicose: maltose
A sacarose é o açúcar comum que estamos habituados e é proveniente de vegetais. Ele pode ser encontrado na cana de açúcar, na beterraba, na uva e no mel. Quanto ao açúcar invertido, ele é um xarope criado a partir da sacarose.

 

Carboidratos

Carboidratos

A lactose é o açúcar do leite e produzido exclusivamente nas glândulas mamárias de lactantes.
A maltose é o açúcar do malte e não é encontrado livremente na natureza. Ele é obtido por meio dos processos de digestão por enzimas que quebram moléculas maiores de glicose para facilitar sua absorção.
Temos também os polissacarídeos como o amido, o glicogênio e a celulose. O amido é uma reserva energética dos vegetais e pode ser encontrado em grãos, raízes, vegetais e legumes. O glicogênio é o armazenamento de carboidratos nos seres humanos e animais no fígado e tecido muscular. A celulose está presente na estrutura celular dos vegetais e não sofre as ações das enzimas digestivas humanas.
Os carboidratos são muito importantes para o organismo, sendo as principais fontes os vegetais. Os vegetais absorvem a energia solar transformando-a em energia química, para produzir glicídios. Eles são necessários para a sobrevivência dos demais seres vivos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade