Cazuza

Agenor de Miranda Araújo Neto, vulgo Cazuza, um dos maiores cantores e compositores da música brasileira. Nascido em 4 de Abril de 1958 em Ipanema, Rio de Janeiro.
Filho de Maria Lúcia Araújo e João Araújo, este que, logo após saber que teria um filho homem passou a chamá-lo de Cazuza.Apelido que no nordeste, onde seus pais foram criados tem o significado de moleque.
Sua mãe além de gravar três discos era uma costureira, seu pai foi um produtor fonográfico, e não querendo que seu filho se tornasse um vagabundo arrumou para ele um emprego na gravadora Som Livre. Cazuza teve este e outros empregos, fez um curso na Universidade de Berkeley se tornando fotografo, mas nada o satisfazia. Após um curso de teatro realizado pelo ator Perfeito Fortuna (grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone), na peça de conclusão do curso “Pára-quedas do coração”, Cazuza apenas cantou, mas o fruto que ele colheu do teatro foi descobrir que seu lugar era a música.

 

Cazuza

Cazuza

Cazuza foi indicado por Léo Jaime a se integrar a uma pequena banda chamada “Barão Vermelho”, na cidade de Rio Comprido, junto ao guitarrista Frejat, que mais tarde se torna muito famosa. No ano de 1982, João Araújo lançou a banda em uma produção barata, porém de muito sucesso. Em 1985 Cazuza decide abandonar o grupo para seguir carreira solo, alegando querer liberdade para se expressar e compor.
Em 1989, Cazuza assume sua bissexualidade e diz ter o vírus HIV, ou seja, AIDS no sangue! Depois de vários tratamentos, no dia 7 de Julho de 1990, falece um dos maiores artistas do Rock e da musica brasileira, cantor e compositor de vários sucessos como; “Exagerado”, “Ideologia”, “Codinome Beija-Flor”, e outras.

http://letras.mus.br/cazuza/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade