Células eucarióticas – Fique sabendo mais um pouco

As células eucarióticas possuem um núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear que pode conter um ou mais nucléolos. Ela também possui muitas organelas citoplasmáticas e podem ser vegetais ou animais.

A sua origem ocorreu a partir de organismos ancestrais anaeróbios procariontes a cerca de 1,7 bilhões de anos. O surgimento de eucariotos como as amebas que são unicelulares e plantas que são pluricelulares que são constituídos de membrana plasmática, hialoplasma, organelas e núcleo individualizado, deu-se pelo desenvolvimento de dobras membranosas que foram se transformando em compartimentos com formas e funções diferenciadas.

 

Células eucarióticas - Fique sabendo mais um pouco

Diversas organelas conseguiram dinamizar evolutivamente o metabolismo celular. É o caso dos lisossomos, os peroxissomos, o complexo de Golgi, os platôs e as mitocôndrias.

Um dos aspectos mais importantes da evolução das células eucarióticas é a individualização de um núcleo ou carioteca, envolvido por uma membrana nuclear ou cariomembrana, mantendo todo o material cromossômico em seu interior.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade