Chimarrão – Uma bebida saudável

O chimarrão é uma bebida característica da região sul da América do Sul. Essa bebida que é um mate foi herdada da cultura dos índios que viviam na região.
A composição da bebida é erva-mate moída e água morna.
No século XVI o chimarrão foi proibido no Brasil, pois era considerado pelos padres jesuítas a erva do diabo. Já a partir do século XVII tinha um incentivo para o consumo da bebida, com o objetivo de afastar as pessoas da bebida alcoólica.
Segundo pesquisas o chimarrão contem a maioria dos nutrientes necessários para sustentar a vida. Não existe no mundo outra planta que se iguale a erva-mate.
Pesquisas indicam que o chimarrão é uma bebida que ajuda na digestão, é diurético, estimulante natural, ajuda na regeneração celular, elimina a fadiga, é rico em vitaminas e sais minerais, é antioxidante e ajuda a combater o LDL (colesterol ruim).
Previne osteoporose, contribui para o bom funcionamento do intestino, regula as funções cardíacas e respiratórias e auxilia na dieta de emagrecimento.

 

Chimarrão - Uma bebida saudável

Chimarrão - Uma bebida saudável

Para fazer um chimarrão você irá precisar dos seguintes materiais:
Erva-Mate moída
Uma cuia
Uma bomba
Um aparador
Água quente
Um copo de água morna

Para preparar seu chimarrão a água tem que estar quente, mas não fervendo. Despeje a erva na cuia até que cubra a cuia.
Para cavar o mate, tampe a cuia com aparador, vire a cuia de lado e agite no sentido horizontal para posicionar a erva. Após levante um pouco a cuia e retire o aparado devagar para verificar se a erva ficou bem acomodada.
Para colocar a água morna, você irá derramar devagar a água pela parede da cuia.
Para introduzir a bomba, tampe o bocal da bomba com o dedão, coloque a parte de trás da bomba contra a parede da erva. Coloque a bomba até o fundo, ainda com o bocal tampado, gire a bomba no sentido anti-horário e depois retire o dedão do bocal. e está pronto seu chimarrão, se quiser pode despejar alguns chás, e outros tipos de ervas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade