Como é formado o arco-íris ?

O arco-íris é um dos fenômenos mais belos da natureza, que não passa despercebido quando surge para colorir o céu. As faixas coloridas em contraste com o sol e a chuva formam uma linda visão, e muitos se perguntam como isso é possível. É o que iremos explicar.

Definindo: o arco íris é um fenômeno óptico e metereológico que ocorre quando a luz solar incide sobre as gotículas de água da chuva. A luz solar é composta de cores diferentes, e quando ela atravessa a gota de chuva, reflete para fora 7 faixas de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A visão do arco-íris depende da posição do observador, e pode ocorrer um segundo arco fora do principal. Isso acontece quando há dupla reflexão da luz do sol nas gotas, mas é algo visto pouquíssimas vezes, pois é um fenômeno muito raro. Nesse caso, as cores aparecem invertidas em comparação ao arco principal. Quando um arco-íris surge no céu, é comum as pessoas (principalmente as crianças) pararem para observá-lo, fazendo registros por meio de fotos e vídeos. Não sendo tão comum, atrai vários olhares que apreciam a bonita paisagem transformada por ele.

Como metáfora, o arco-íris tem várias representações históricas e culturais, que geralmente significam alegria, amizade, aliança (bíblico), diversidade, entre outros significados..

 

 

 

2 Responses to Como é formado o arco-íris ?

  • Maria says:

    Deus faz uma aliança com Noé

    Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra.
    Todos os animais da terra tremerão de medo diante de vocês: os animais selvagens, as aves do céu, as criaturas que se movem rente ao chão e os peixes do mar; eles estão entregues em suas mãos.
    Tudo o que vive e se move lhes servirá de alimento. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas.
    “Mas não comam carne com sangue, que é vida.
    A todo que derramar sangue, tanto homem como animal, pedirei contas; a cada um pedirei contas da vida do seu próximo.
    “Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus foi o homem criado.
    “Mas vocês, sejam férteis e multipliquem-se; espalhem-se pela terra e proliferem nela”.
    Então disse Deus a Noé e a seus filhos, que estavam com ele:
    “Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes,
    e com todo ser vivo que está com vocês: as aves, os rebanhos domésticos e os animais selvagens, todos os que saíram da arca com vocês, todos os seres vivos da terra.
    Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra”.
    E Deus prosseguiu: “Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras:
    o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra.
    Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris,
    então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida.
    Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra”.
    Concluindo, disse Deus a Noé: “Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda forma de vida que há sobre a terra”.
    Gênesis 9:1-17

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade