Como é formado o arco-íris ?

O arco-íris é um dos fenômenos mais belos da natureza, que não passa despercebido quando surge para colorir o céu. As faixas coloridas em contraste com o sol e a chuva formam uma linda visão, e muitos se perguntam como isso é possível. É o que iremos explicar.

Definindo: o arco íris é um fenômeno óptico e metereológico que ocorre quando a luz solar incide sobre as gotículas de água da chuva. A luz solar é composta de cores diferentes, e quando ela atravessa a gota de chuva, reflete para fora 7 faixas de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A visão do arco-íris depende da posição do observador, e pode ocorrer um segundo arco fora do principal. Isso acontece quando há dupla reflexão da luz do sol nas gotas, mas é algo visto pouquíssimas vezes, pois é um fenômeno muito raro. Nesse caso, as cores aparecem invertidas em comparação ao arco principal. Quando um arco-íris surge no céu, é comum as pessoas (principalmente as crianças) pararem para observá-lo, fazendo registros por meio de fotos e vídeos. Não sendo tão comum, atrai vários olhares que apreciam a bonita paisagem transformada por ele.

Como metáfora, o arco-íris tem várias representações históricas e culturais, que geralmente significam alegria, amizade, aliança (bíblico), diversidade, entre outros significados..

 

 

 

One Response to Como é formado o arco-íris ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade