Como funciona o check-in no aeroporto

No fim de ano, muitas pessoas viajam para se reunir com familiares e amigos que moram em outra cidade, ou ainda buscam aproveitar as férias em lugares diferentes, motivo pelo qual os aeroportos e rodoviárias ficam bastante movimentados. Quem está acostumado a viajar de avião já conhece os procedimentos para o voo, mas quem vai pela primeira vez geralmente tem dúvidas em relação ao check-in. Para que tudo ocorra com mais tranquilidade, é bom estar bem informado antes, por isso explicaremos como funciona o check-in. Depois é só curtir a viagem.

O que é check-in? É o procedimento de apresentação e confirmação de dados de um passageiro antes de embarcar em um vôo ou se hospedar em um hotel. Em um cruzeiro marítimo funciona do mesmo jeito, mas vamos focar no check-in de aeroporto. Qual a necessidade do check-in? Sem ele, simplesmente nenhum passageiro pode viajar no avião. Seja no balcão da companhia aérea ou em uma das máquinas de check-in disponíveis no aeroporto, as informações do passageiro e de seu voo precisam ser checadas antes de ser entregue o cartão de embarque e as malas serem despachadas. É uma questão de segurança para garantir a veracidade das informações e o bem-estar de todos.

 

Como funciona o check-in no aeroporto

Como funciona o check-in no aeroporto

Há pessoas que fazem o check-in sozinhas nas máquinas, se você não tem experiência, peça o auxílio das atendentes que ficam próximas a elas. No final dessa operação, será impresso um papelzinho que você deverá apresentar no balcão da companhia junto com seu documento de identidade. Por último, as bagagens são verificadas, pesadas e despachadas. Pronto, agora é só se dirigir ao portão de embarque, apresentar sua bagagem de mão (se você estiver com uma) e o cartão de embarque para serem verificados.

Uma coisa muito importante é o horário – chegue com 2 horas de antecedência para não correr o risco de perder o voo. Pode haver filas e contratempos. Em alguns casos, há a opção de check-in on line, que oferece mais comodidade, mesmo assim, não chegue ao aeroporto em cima da hora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade