Conheça a origem do dia dos pais

A história que deu origem à data festiva de Dia dos Pais é bastante semelhante à do Dia das Mães, surgiu como uma demonstração de carinho e admiração por parte de um filho.

Sonora Louise Smart Dodd, uma norte americana, criou o Dia dos Pais em 1909 para homenagear seu pai, um veterano de guerra civil que teve que criar os seis filhos sozinho após a morte da esposa. Ellen Smart morreu no parto em 1898, e coube a William Jackson Smart (em algumas versões, chamado de John Bruce Dodd) cuidar das crianças sem qualquer auxílio. Sonora teve a ideia da celebração após ouvir um sermão dedicado às mães e seguiu adiante com ela depois de adulta. Sendo assim, em 1910, enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade de Washigton, e pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. No mesmo ano foi comemorado o primeiro Dia dos Pais, no dia 19 de junho, dia do aniversário de William. Para o evento foi escolhido como símbolo a rosa – as vermelhas para os pais vivos e as brancas aos falecidos.

A homenagem se tornou conhecida na cidade e logo começou a ser falar em nacionalizá-la. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais nos Estados Unidos. Em outra versão, dizem que foi o presidente Richard Nixon quem a assinou em 1972.

 

Conheça a origem do dia dos pais

O Dia dos Pais também tem origem na antiga Babilônia. Há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu criou um cartão feito de argila para entregar a seu pai. Sua finalidade era desejar saúde e prosperidade a ele.

No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. A data foi escolhida pelo publicitário Sylvio Bherinh e festejada pela primeira vez no país no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim. Era no primeiro domingo de agosto, mas foi alterada por causa do comércio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade