Conheça Balneário Camboriu, uma linda cidade

Esta cidade que ainda é bastante jovem (fundada em 20 de julho de 1964) fica no sul do país no estado de Santa Catarina, próxima das cidades de Itajaí e Itapema e a 80 Km da capital, Florianópolis.
Este é o município considerado com a melhor qualidade de vida de todo o litoral catarinense, segundo do estado, com apenas a capital a frente.
O nome Camboriu tem duas versões de como foi originado. A primeira e mais aceita é a dada pelo padre Raulino Reitz que dizia que em mapas mais antigos havia um rio com nome Camboriu antes da chegada de europeus ao local. O nome viria então do Tupi Kamuri (robalo) e Y (água), sendo traduzido como água de robalo. A outra versão seria de uma expressão muita usada pelos pescadores dali que diziam “camba o rio”.
Em Balneário Camboriu existem muitas manifestações culturais dentre elas: Cantorias de Terno-de-Reis, tecelagem confeccionada em tear de pente-liço, cerâmica artesanal, Folguedo do Boi-de-Mamão, farinha de mandioca feita no engenho, pesca artesanal de tainha, brincadeiras do boi.
Já a culinária conta com muitas opções repletas de peixes e frutos do mar como como a sopa de siri, pirão com peixe, tainha escalada, sopa e bolinho de peixe, sardinha frita, em conserva ou à jato.
A Capela de Santo Amaro segue traços bem conhecidos da Igreja Jesuíta de Nossa Senhora das Graças de Olinda, no estado de Pernambuco. Ela se tornou Patrimônio Histórico de Santa Catarina através do Decreto nº 2992, de 25 de junho de 1998 e pelo município através do Decreto nº 3007 de 10 de setembro de 1998.
Na Barra Sul, é possível andar em um teleférico que agrega o Complexo Turístico Unipraias e liga a Praia Central à Praia das Laranjeiras, além de outras praias que fazem parte da região sul como Estaleirinho, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Taquarinhas. A praia de Pinho é considerada a primeira praia nudista do Brasil. Para quem for curtir uma praia na cidade, o ideal é ir nos meses de Fevereiro e Março considerados os mais quentes do ano por lá.
O Parque Unipraias foi inaugurado em 1999 e reune diversas opçoes de lazer em um único lugar, tendo uma média de meio milhão de turistas brasileiros e estrangeiros. No Parque são encontrados 47 bondinhos que se deslocam a uma velocidade de 16 km/h e mantêm uma distância entre eles de 97 metros, os quais se interligam a três estações diferentes passando pelo sul da orla Balneário Camboriu, subindo o Morro Da Aguada e depois descendo até a praia das Laranjeiras. Durante o trajeto é possível ter uma vista única de toda a Mata Atlântica e do mar.
O Parque Unipraias é passagem obrigatória para quem visita Balneário Camboriu.

 

One Response to Conheça Balneário Camboriu, uma linda cidade

  • djanira amro says:

    sidade maravihlosa tive um problema robaram minha maquina digital no ano passado e fui a delegacia e nao quisseram dafase ocorrencia pois tinha deixado a nota achei um abisrdo isso tinha conprado ezatamente pra leva nas ferias assim nao da minha famihla toda mora em balneario a tenque ter mais seguransa pros visitante mais a beleza da praia ta de parabems

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade