Conheça um pouco sobre a Otite

Chamamos de Otite toda inflamação e infecção no ouvido. Ela pode afetar as partes internas e externas, causando dor e em casos mais graves, surdez. Essa doença pode surgir repentinamente e por pouco tempo, sendo classificada como aguda, ou surgir repetidamente por um longo período, sendo classificada como crônica. Nas crianças é muito comum a otite média, que atinge a cavidade do ouvido médio provocando inflamações e obstruções. Os responsáveis por isso são germes e vírus, que podem aparecer por meio de gripes, resfriados, infecções na garganta ou respiratórias e contato com infectados. A bactéria presente na garganta migra pela tuba auditiva até o ouvido médio onde se multiplica nas secreções aí acumuladas, resultando uma otite média aguda.

Sintomas: dor forte e diminuição da audição, febre, inquietude, perda de apetite, vômitos e diarréia (crianças pequenas) e secreção (quando há ruptura timpânica).

Diagnóstico – É feito através da observação dos sintomas e no exame otológico com aparelhos como o otoscópio e o microscópio.

Tratamento – Primeiro a doença é controlada com antibióticos e analgésicos. Depois, o médico verifica se o líquido da infecção que se acumulou atrás do tímpano está sendo reabsorvido e se a audição está voltando ao normal. Se eles persistirem, é necessária uma cirurgia para retirada do líquido acumulado.

Prevenção

Em crianças:

– Amamente a criança com leite materno, mas posicionando-a inclinada;

– Vacine-a contra a gripe anualmente a partir dos seis meses de idade. A vacina contra o pneumococo consegue reduzir a incidência de otite em 6% ou 7% da população infantil;

– Se for fumante, jamais fume dentro de casa, pois a fumaça do cigarro aumenta o risco de infecção no ouvido;

Geral:

– Evite que entre água no ouvido;

– Não abuse de cotonetes, que podem retirar a cera protetora do ouvido ou machucá-lo;

– Limpe com frequência as secreções nasais provocadas por gripes e resfriados, para evitar que o catarro se acumule no nariz e na garganta (o mesmo vale para as crianças).

A otite também ocorre em animais, se notar alguns sintomas, não deixe de levar seu animal ao veterinário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade