Copa Libertadores da América

A Copa Libertadores da América ou Taça Libertadores da América é a mais importante competição de futebol da América do Sul e a mais cobiçada pelos principais clubes do continente. O nome oficial da competição é Copa Santander Libertadores.

Em 5 de março de 1959, os dirigentes sul-americanos resolveram concordar com um Campeonato dos Campeões, ideia apresentada por Brasil e Chile. A reunião aconteceu em Buenos Aires. Em 1960 ocorreu a primeira edição do campeonato, sendo campeão o Clube Atlético Peñarol, do Uruguai.

O clube responsável por representar o Brasil na competição foi o ganhador da Taça Brasil de 1959, o Esporte Clube Bahia. Este torneio era o que classificava os times brasileiros para participar do campeonato.

Foi no Congresso da CONMEBOL de 1958, no Rio de Janeiro, que se começou a pensar em um torneio para a participação dos campeões sul-americanos. A UEFA deu apoio para a criação da competição. Assim, o projeto da Libertadores surgiu e foi apresentado à CONMEBOL.

O projeto foi aprovado no Congresso, com voto contrário apenas do Uruguai. Faltava ainda criar um regulamento e criar um nome para o torneio. Depois de muitas reuniões foi decidido que participaria o campeão de cada país e que se recusasse poderia contar com a participação do vice-campeão. O nome “Libertadores da América” foi escolhido para homenagear os heróis independentistas da América do Sul.

A primeira partida aconteceu em 19 de abril de 1960 entre Penãrol e Jorge Wilstermann. O Peñarol ganhou por 7 a 1.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade