Copos de Cerveja

Você pode não acreditar, mas existem vários tipos de copos de cerveja, alguns como canecas, taças e copos mesmos recebem diferentes nomes e formatos. Vamos conhecer os tipos de copos mais comuns:

Pilsner: No Brasil, ele é mais conhecido como Tulipa. Ele é recomendado para as cervejas do tipo Pilsen, por facilitar a formação do creme e direcionar o aroma do lúpulo direto para o nariz.

Flauta: Como o nome já diz, ele tem o formato de flauta mesmo e costumam ser usados para beber espumantes e champagnes, mas também podem ser usados para cervejas do tipo Faro, Lambic, Gueuze ou as Champegnoises. Ele mantém as qualidades da cerveja no copo.

Yard: com o formato de um tubo de laboratório e sem pé, ele necessita de uma suporte de madeira caso não queira segurá-lo o tempo todo. Ele se tornou famosos após Pauwel Kwak o recomendar.

Cálice: Ele é conhecido na Bélgica como Goblet, pois lembra uma flor de mesmo nome. Ele mantém integro o creme e maior percepção do aroma. Pode ser usado para estilos tais quais Dubbel, Tripel e Quadrupel.

Mass: É o típico canecão alemão com capacidade para 1 litro de cerveja. Também conhecido como Seidel, ele se tornou popular por armazenar uma alta quantidade de cerveja.

Cilíndrico: Eles são mais usados para as cervejas Kölsh e Altbier, mas são recomendadas também para fruit-beers. Ele auxilia na formação de boa espuma, mas não propiciam o aroma. Também é conhecido como Stange, Stick ou Collins.

Weizen: É mais recomendado para cervejas de tipo Weiss, ou seja, de trigo. Você consegue admirar o corpo e a cor da cerveja, além da formação do creme. Ele tem capacidade para 500 ml de cerveja.

Conhaque: Os copos próprios para o consumo de conhaque também podem ser usados para cervejas do tipo Barley Wines, Eisbock e Imperial Stouts, que seriam cervejas mais fortes. Também e conhecido como Snifter.

Taça: Não são indicadas para um tipo específico de cerveja, mas de qualquer forma as pessoas usam para consumi-la. Podem fazer parte desta classificação os copos Pokal ou Footed Glass.

Caneca: Ele é mais usado para tomar Chope ou cervejas vendidas na pressão. Eles são bastante robustos, de vidro grosso e, em alguns casos, apoio para o polegar na alça.

Tulipa: Você pode tomar neste copo cervejas com bastante espuma como a Duvel e as Strong Ales Belgas. Ele propicia a visão da evolução da espuma. Mas, esta não é a mesma Tulipa que conhecemos no Brasil, que seria o já citado copo Pilsner.

Tumbler: Ideal para as cervejas do tipo witbier. Esse tipo de cerveja não forma muito creme, então o copo pode ter a boca mais aberta, como é o caso do Tumbler. São os favoritos dos bares, por serem mais difíceis de quebrar.

Pint: Também é conhecido como Becker, encontrado nos pubs ingleses e irlandeses. Pode ser usado para cervejas Bitter e Stouts. Ele é simples e barato e o melhor é que comporta muita cerveja.

Lager (chope): Eles são facilmente encontrados no Brasil, os famosos copos de chope e que chamamos, de forma errada, de tulipa.

Caldereta: Este copo pode ser usado para cervejas como English, American Ales e algumas lagers escuras e IPAS. Também é conhecido como Shaker.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade