Curiosidades das Olimpíadas

Origem da Celeste: em 1924 surgiu a primeira equipe de futebol sul-americana, a seleção uruguaia. Com um futebol baseado no toque de bola, eles venceram todos os cinco jogos que precisam disputar nas Olimpíadas. Em 1928, eles foram ao lugar mais alto do pódio novamente e passaram a ser conhecidos como a Celeste Olímpica.

O último jogo de tênis nas Olimpíadas aconteceu em 1988, quando o Comitê Olímpico Internacional resolveu que seria melhor assim, devido não aceitarem a profissionalização da modalidade.

O cabo de guerra já foi uma modalidade olímpica e fez parte dos jogos entre 1900 e 1920.

Modalidades estranhas: você pode achar que é maluquice, mas estas modalidades a seguir já fizeram parte dos jogos olímpicos: Doze horas de ciclismo (1896), Levantamento de peso com apenas uma mão (1896 a 1904), Tiro ao pombo (1920), Voo livre de planador (1936), Jogo da palma (1908), Motonáutica (1908) e arremesso de dardo e de disco com as duas mãos (1912).

A Olimpíada mais longa da história aconteceu em Londres, no ano de 1908. Ela se iniciou em 27 de abril e terminaram em 31 de outubro.

O jovem francês Marcel Depaillé, de apenas 7 anos, foi o mais jovem atleta a vencer uma Olimpíada. Ele participou da prova dois com timoneiro ao lado de François Brandt e Roelof Klein.

Tommy Korno, dos Estados Unidos foi o único levantador de peso com três medalhas em pesos diferentes. Ele também já foi Mister Universo por duas vezes.

Em 1896 não havia piscinas para se disputar as provas de natação, ocorrendo então em mar aberto. Uma das provas foi a de 100 m que seria disputada apenas por marinheiros gregos. Eles tiveram que enfrentar um mar com 13° C de temperatura.

O treinador sul-coreano Jung-Bok Suh foi expulso dos jogos de 2004, após esbofetear uma de suas atletas, Ye Gue-Rin por perder nas quartas de final do judô feminino.

A pior Olimpíada de todos os tempos aconteceu em 1904 na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, já que teve uma péssima organização e baixo desempenho dos atletas.

Para se ter uma ideia de como foi mal organizada, a maratona que tinha 32 corredores inscritos, foi completada por apenas 14 deles. Isso porque o percurso tinha sete morros e passava por ruas de terra, sem contar o calor de 32 graus que fazia na tarde em que a competição foi realizada.

Em 1912 o grande favorito a ganhar os 100 m do atletismo era o negro norte-americano Howard Drew, que acabou não aparecendo na final da competição. O motivo alegado na época foi que ele teria tido uma ruptura no calcanhar, mas outras versões alegam que, na verdade, ele foi trancado no vestiário por um treinador, que preferia ver um branco campeão da prova.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade