Dave Murray: um dos maiores guitarristas do mundo!

David Michael Murray nasceu em Londres no dia 23 de dezembro de 1956, é um guitarrista britânico e desde 1976 faz parte de uma das maiores bandas de Heavy Metal do mundo, não somente de heavy como também de música no geral, e por muitos anos é considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas do mundo.

Dave tem duas irmãs, Pauline (6 anos mais velha) e Janet (3 anos mais nova).

Dave não teve uma infância de muito dinheiro, sua mãe costumava trabalhar como faxineira de meio período, e seu pai era aposentado precocemente devido a motivo de doença, que aos poucos ia tirando as forças do pai dele, até que ele não agüentava mais fazer esforços físicos. A família de Dave vivia se mudando pela região, devido ao dinheiro que entrava irregularmente, segundo Dave diz que deve ter estudado em pelo menos umas 10 escolas ate os seus 14 anos. Algumas vezes devido as frustrações e pobreza os pais de Dave acabavam brigando, fazendo com que a mãe dele levasse os filhos para o deposito do exercito da Salvação mais próximo, para ficar algumas semanas, ate que tudo estivesse mais calmo e evitando os ataques de fúria do pai de Dave.

Dave logo se interessou pela música, chegando a fazer uma guitarra de cartolina para fazer mímica com os discos do Beatles das irmãs, às vezes também arriscava brincar com o piano de um bar próximo.

Finalmente em 1970 a família de Dave arranjou uma moradia fixa em Clapton

E, então assim como seu futuro companheiro Steve Harris e muitos outros adolescentes do East End, Dave se tornou um Skinhead durante algum tempo. Ao contrário de Steve, no entanto, ele adotou o corte de cabelo típico da época. Durante quase 2 anos Dave viveu a movimentada vida de turbulência urbana e vivia se metendo em confusões e brigas de ruas. Na época de skinhead Dave ouvia muito Reggae com sua turma, mas logo ele iria para um lado diferente, daquela época em que usava coturnos e cabeça raspada, após estar indo para um jogo do Arsenal, ocorreu uma briga de gangues bem seria, e Dave pensou “Pra mim chega!”, e após ouvir pela primeira vez a música “Voodoo Child (Slight Return) do Jimi Hendrix no radio, ele decidiu ter uma vida mais pacifica em relação a vida, assim deixando o cabelo crescer ( o que rendeu varias brincadeiras de seus antigos colegas Skineads, adoutou também roupas hippies e passou a ler a bíblia do rock da época, o jornal Melody Maker, começou também a freqüentar shows e sair com uma nova tuma, sendo que o mais chegado deles era um cara chamado Adrian Smith.

Nessa época Dave deixou a escola aos 15 anos, Dave não pensava mais em encontrar “um trabalho sério”. Dave pensavam em seguir uma carreira como guitarrista, sonhando com o sucesso. Adrian diz que já naquele tempo ele era “uma espécie de rock star do pedaço: ele tocava já há uns oito meses e tinha aperfeiçoado alguns acordes e todo mundo estava muito impressionado”.

Sua primeira banda foi formada junto com Adrian e se chamava Stone Free (nome tirado de sua grande inspiração: Jimi Hendrix),

Dave e Adrian continuaram tocando juntos em vários conjuntos mais ou menos improvisados até o final da adolescência, escrevendo algumas canções de vez em quando e conversando muito sobre o que fariam se conseguissem sucesso. Entretanto os 2 tinham um pensamento diferente, enquanto Adrian queria compor mais e ter sua própria banda, Dave vivi fazendo testes para outras bandas, almejando alcançar o sucesso e viver da música. Dave recebeu vários convites de bandas, como “Eletric Gás”, “Warlock”, “The Secret” (banda a qual Dave gravou sua primeira música chamada “Café De Dance”).

Dave deixou o “The Secret após encontras Dennis Wilcock (que já tinha tocado na banda Warlock com Dave) e Steve Harris, essa banda foi o começo do Iron Maiden, mesmo sem saberem o que estava por vir no futuro, eles costumavam fazer testes de novos membros no trailer do cunhado de Steve, naquela época a banda ficou com apenas um guitarrista depois da saída de 2 membros originais, Sullivan e Rance. Dave saiu da banda após uma briga com Dennis, e entrou na banda Urchin que começava a despontar em East End.

As coisas no Iron Maiden não estavam boas, com mudanças constantes, entradas e saídas de pessoas que não conseguiam atingir o que Steve esperava, e acabou culminando com a saída surpresa de Dennis Wilcock, foi então que Steve resolveu começar do zero, e pensou de primeira em chamar pessoas certas, entre elas Dave. O Iron então digamos que “começou dali” e Dave conseguiu finalmente o que desejava viver de música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade