Decoração de bolos

Um bolo bem decorado faz toda a diferença em uma mesa de festa, atraindo olhares e deixando o ambiente ainda mais bonito.  Há inúmeros cursos que ensinam técnicas de decoração de bolos, mas não basta aprender para fazer igual, e sim ter habilidade e criatividade para criar e desenvolver verdadeiras “obras artísticas” de acordo com temas e situações diversas.
O principal produto utilizado na decoração é a pasta americana. Á base de açúcar, ela pode servir como cobertura e para a modelagem de enfeites comestíveis, já que é elástica e flexível. Para tingi – lá basta usar corante alimentício. Geralmente, compra-se a pasta pronta em supermercados e lojas de confeitaria, mas também pode ser preparada em casa.

Alguns enfeites com pasta americana:
Casamento – noivos, flores, corações, presentes, laços, borboletas, pombinhos, etc.
Aniversário (infantil e adulto) – bichinhos, personagens, bonecas (os), rosas, letras, números, etc.

Independente do tipo de evento (aniversário, casamento, batizado, baile, entre outros), os bolos decorados são indispensáveis; o que gera muitas oportunidades para confeiteiros. Por isso, os profissionais que dominam essas técnicas culinárias têm grandes chances de crescimento profissional e geração de renda, pois esse trabalho é muito valorizado no mercado. Veja a receita:
Pasta Americana
6 colheres (sopa) de água;
2 pacotes de gelatina em pó sem sabor (24 g);
2 colheres (sopa) de gordura vegetal hidrogenada;
2 colheres (sopa) de glucose de milho;
1 kg de açúcar de confeiteiro;
1. Dissolva a gelatina na água por 5 minutos.
2. Leve ao fogo em banho-maria e adicione a glucose e a gordura vegetal. Mexa até dissolver bem.
3. Retire do fogo e aos poucos acrescente o açúcar até formar uma massa. Após ficar pronta, espalhe-a na bancada até dar o ponto de abrir com um rolo de massa.
4. Agora é só colocá-la no bolo seguindo o procedimento:
Polvilhe açúcar impalpável em uma superfície lisa e abra a pasta com um rolo até que ela atinja a espessura de 1 centímetro;
Alise a pasta com um alisador e a coloque em cima do bolo. Passe novamente o alisador para tirar imperfeições e acertar as laterais. Corte o excesso com um cortador de pizza.
Para moldar os enfeites, é só sovar a massa, enrolar de acordo com o modelo e colar com gotas d’água.

7 Responses to Decoração de bolos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade