Depois da Páscoa…Uma Dieta cai bem!

Será que exageramos na Páscoa? Certamente, são poucos os que não vão além do aceitável para uma dieta controlada. Mas não entre em pânico. Exibimos adiante a dieta “detox” (para desintoxicar): utilizando um cardápio conservador (isto é, sem radicalismos) para eliminar as toxinas e nutrir o corpo sem sacrifícios – e tudo isso em uma semana!
A alimentação padrão atual é baseada em uma alimentação pobre em vitaminas e nutrientes, e deixa a desejar no quesito saúde. E, pior do que isto: é rica em agrotóxicos, aditivos, hormônios, açúcares, gordura e até alguns medicamentos. Este conjunto de fatores acaba comprometendo o organismo.
Sintomas como insônia, cansaço, mau funcionamento do intestino, falta de concentração, dores de cabeça e dificuldade para perder peso podem ser combatidos com esta dieta!
A dieta “detox” é composta de frutas, legumes, verduras, carnes magras, castanhas, nozes, amêndoas, cereais, feijão, lentinha, grão-de-bico, sementes e muito líquido (água, chás, e água de coco).
Alimentos industrializados, laticínios, glúten (trigo), refinados, adoçantes, corantes e conservantes não entram na dieta, para realmente desintoxicar o corpo, e utilizar alimentos com baixo potencial alergênico (aumentando, assim, o número de usuários capazes de usufruir da dieta).
Pode-se abusar dos temperos naturais: alho, cebola, alecrim, gengibre, etc…

SEGUE ABAIXO UMA SUGESTÃO DE DIETA DETOX:

SEGUNDA-FEIRA

Café da manhã – Suco: bata no liquidificador 250ml de água, 1 folha de couve e 1 maçã (com ou sem casca). – 1 fatia de pão light sem glúten com geleia natural sem açúcar ou manteiga (a geleia é mais saudável).

– 1 castanha-do-pará.

Almoço – Salada de folhas verdes e tomate (o palmito é opcional) – temperar com 1 colher de azeite de oliva extravirgem. – Peito de frango (100g) assado ou no grill. – 2 e 1/2 colheres de sopa de arroz integral + 3 colheres de sopa de feijão – Abobrinha, cenoura e berinjela grelhadas.

Lanche da tarde – 1 xícara de chá de salada de frutas (pera, morango, kiwi) com 1 colher de sobremesa de linhaça.

Jantar Sopa de abóbora (com cenoura e frango), quinoa (farelo) e gengibre ralado (Fazer a sopa junto com a quinoa. Acrescentar ½ colher de café de gengibre ralado antes de servir.)

TERÇA-FEIRA

Café da manhã – Suco: bater 200ml de água + 1 pedaço do talo do aipo + 4 colheres de sopa de morango. – 1 fatia de pão light sem glúten com geleia light ou manteiga.

– 1 pêssego.

Almoço – Salada de alface, rúcula, beterraba e cenoura ralada – 1 posta de salmão (120g) assado ou no grill. – 2 e 1/2 colheres de sopa de arroz integral Lanche da tarde Creme de mirtillo (bater no liquidificador 100g de mirtilo, 1 banana e 1 colher de chá de mel; colocar em uma cumbuca e polvilar 1 colher de sopa de amaranto em flocos).

Jantar Salada de folhas com frango (temperado com sal e pimenta a gosto) ao óleo de linhaça.

QUARTA-FEIRA

Café da manhã

– Suco: bater 200ml de água, 1 folha de couve, 1 rodela média de abacaxi. Não coar. – 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com geleia natural sem açúcar.

– 1 xícara de café de semente de abóbora ou girassol.

Almoço – Salada de folhas verdes com pepino e palmito – 4 colheres de sopa de quinua com grão-de-bico, 100g de peito de frango assado ou no grill em cubos misturados com peito de peru light a gosto.

Lanche da tarde 1 xícara de chá de salada de frutas (maçã, morango, manga) com 1 colher de sopa de linhaça dourada triturada.

Jantar – Salada de agrião, repolho branco picado e gomos de laranja – Omelete (1 gema e 3 claras) com brócolis

QUINTA-FEIRA

Café da manhã – Suco: bater no liquidificador 1 fatia média de melão ou melancia + 100g de amora ou morango + cubos de gelo. – 1 fatia de pão integral sem glúten com um “fio” de azeite de oliva extravirgem

– 1 nozes ou 1 castanha-do-pará.

Almoço – Salada de alface, rúcula e tomate. – Macarrão de quinoa com shimeji, cogumelo e gengibre.

Lanche da tarde – 1 tapioca coberta com uma banana amassada, canela e 1 colher de sobremesa de amaranto em flocos.

Jantar Sopa de legumes com 100g de frango desfiado (Corte em cubos e coloque em uma panela de pressão: 2 chuchus, 1 cenoura, 1 abobrinha, 2 tomates maduros sem sementes. Junte 1 litro de caldo de legumes e cozinhe na pressão por 15 minutos, até os legumes amolecerem. Bata todo o conteúdo no liquidificador e se necessário passe por uma peneira. Coloque a sopa na panela e espere ferver. A gosto, coloque o sal – coloque o frango já cozido e desfiado e salpique as folhas de manjericão)

SEXTA-FEIRA

Café da manhã – Suco: bater 200 ml de água, 1 folha de couve, 1 laranja e 2 ameixas pretas secas – 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com geleia light.

– 1 tâmara e 2 castanhas de caju.

Almoço Salada de folhas variadas (alface-americana, rúcula, alface-roxa, alface-crespa). Filé de peixe sobre espinafre refogado com 2 colheres de sopa de purê de batata-doce.

Lanche da tarde – 1 rodela de abacaxi grelhado com 1 colher de mel.

Jantar Salada de folhas variadas com omelete (2 gemas e 2 claras) recheado de cogumelos.

SÁBADO

Café da manhã – Suco: bater no liquidificador ½ mamão sem sementes com o suco e as sementes de 1 maracujá, 1 laranja e 1 limão. – 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com manteiga o geleia light.

– 1 xícara de café de semente de abóbora e/ou girassol.

Almoço – Salada de folhas com rabanete e cenoura em rodelas. – 100g de peito de frango grelhado ou assado. – Arroz integral com lentilhas (4 colheres de sopa). – Brócolis cozido ao vapor.

Lanche da tarde – 1 xícara de chá de salada de frutas (pera, framboesa ou morango, kiwi) com 1 colher de sopa de farinha de linhaça.

Jantar Sopa verde com amaranto em flocos (Em uma panela, refogue o alho e a cebola; adicione então 1 litro de água filtrada, ½ couve-flor, 1 xícara de brócolis, 2 folhas de couve e 1 xícara de chá de folha de mostarda e deixar cozinhar. Bata tudo no liquidificador e se necessário passe por uma peneira. Adicione ½ xícara de chá de quinoa em flocos e bata mais um pouco. Coloque a sopa na panela e espere ferver. Tempere com sal salsinha e cebolinha picada.

DOMINGO

Café da manhã – Suco: bata 200g de melancia, 200g de morango e gelo a gosto – sirva com folhas de hortelã. – 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com geleia light.

– 1 ameixa preta.

Almoço – Salada de folhas com erva-doce, tomate e pepino. – 4 colheres de sopa de arroz vermelho com frango e curry (Cozinhe o arroz vermelho com caldo de frango por 25 minutos em panela de pressão. Separadamente, doure o alho e a cebola e junte ao arroz. Corte o peito de frango (100g) em cubos e tempere com suco de um limão, pimenta a gosto e uma pitada de curry. Doure o frango.

Lanche da tarde – 1 gelatina light e 1 maçã.

Jantar – Salada de folhas com cenoura e beterraba ralada. – 1 filé de atum com crosta de gergelim.

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