Depressão: Mal do século

Esta doença atinge muitas pessoas, principalmente no Brasil. Ela afeta o humor, a saúde, o comportamento e os pensamentos.
Seus principais sintomas são: sentimentos de culpa, falta ou excesso de sono, desesperança, tristeza de forma prolongada, irritabilidade, inutilidade, ansiedade, falta de interesse por aquilo que antes se gostava de fazer, pensamentos e tentativas de suicídio,falta ou aumento de apetite, sentimentos de vazio, desamparo, cansaço, desânimo, dificuldades na concentração e na tomada de decisões, chorar sem motivo aparente ou simplesmente não conseguir chorar, dificuldades em terminar algo que já foi iniciado. Sendo que, eles podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do grau de depressão em que se está.
Podemos dizer que os sintomas centrais, que afetam a qualquer pessoa com depressão seriam:  Falta de energia, falta de interesse, ficar deprimido, falta de concentração, falta ou aumento de apetite, falta ou excesso de sono, lentidão para a prática de atividades físicas e mentais, sentimento de culpa ou fracasso.
Quanto aos sintomas corporais, podemos citar sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades na digestão. Haverá períodos em que a pessoa terá a sensação de estar melhor, outros em que sentirá piora. Isso faz a pessoa acreditar que está tendo uma melhora. Os sintomas de depressão raramente aparecem todos juntos. O ideal é ser feito um diagnóstico para se apurar a situação, já que a grande maioria das pessoas sempre procura dar uma explicação para o que está acontecendo.
Para se afirmar que alguém está deprimido, primeiro é preciso observar algumas situações que precisam durar pelo menos duas semanas, para ser diagnosticada a depressão. O sentimento de tristeza dura na maior parte do dia em todos os dias, existindo desinteresse nas atividades que antes eram realizadas com gosto. Apesar de não manter-se quieto, a pessoa se torna mais lenta em tudo o que vai fazer. Os sentimentos de culpa e desesperança são constantes, acreditando que tudo de ruim que acontece com outras pessoas, como doenças ou perda de emprego etc, acontecem por sua causa.

One Response to Depressão: Mal do século

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade