Desenvolvimento psicossocial das crianças

O nome parece complicado, mas o assunto é comum quando se fala das crianças  e sua relação com o meio social. O desenvolvimento psicossocial  trata do estudo quanto as formas de integração da criança com o meio social.
Abaixo temos alguns pontos importantes a discutir sobre este assunto. Se você tem contato com crianças , provavelmente já deve ter observado estes comportamentos:

* Na adoção de crianças até 6 anos recomenda-se adotar seus irmãos, caso os tenha e esteja na mesma instituição, pois a criança nesta idade, é muito apegada à família.
* Entre 6 e 12 anos acaba o egocentrismo da criança e ela entende melhor seus amigos e como dialogar com eles.
* A partir dos 12 anos a criança começa a dar mais atenção aos amigos e não se importa com a família.
* A escola, na qual abrange professor e colegas, são valorizados pela criança e isto auxilia na sua auto-estima e no seu auto-conceito.
* Feedback: é o efeito retroativo de uma ação. Faz algo e tem uma resposta em troca, por exemplo, se a criança faz todas as tarefas corretamente passadas pelo professor, será bem visto por ele e receber uma boa nota.
* Com 6 – 12 anos a criança já está preparada para praticar esportes, respeitando as regras e valorizando o grupo no qual participa; a criança colabora e agrada seu grupo. Estas atitudes são para ser aceita em seu grupo e através deste, a criança forma sua identidade.
* A partir daí, o adolescente (a partir de 12 anos) vê a necessidade de ser igual aos demais amigos de seu grupo e diferente de seus pais.

Todos estes comportamentos citados acima são normais e devem ser esperados e aceitos. Crianças que não agem desta forma, devem receber uma atenção especial, para ser verificado se não existe uma falha em seu desenvolvimento psicossocial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade