Dia 12 de Outubro – Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma data comemorada no mundo inteiro, mas em diferentes datas. Apesar de diferentes datas do dia das crianças pelo mundo inteiro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) considera o dia 20 de novembro como data a ser comemorado o dia das crianças, pois no dia 20 de novembro de 1959 o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse dia era estabelecida uma serie de direitos as crianças entre eles alguns como amor, educação e alimentação
No Brasil, o dia das crianças veio um pouco antes, através de um projeto do deputado federal Galdino do Valle Filho. O deputado teve a idéia do projeto um ano após o Brasil ter sediado no Rio de Janeiro o 3º Congresso Sul-Americano da Criança em 1923. O Deputado Galdino elaborou então um projeto de lei que estabelecia uma nova data comemorativa (o dia das crianças). Após a aprovação dos deputados, então no dia 5 de novembro de 1924, através do decreto nº 4867, o dia das crianças foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes.

 

Dia 12 de Outubro - Dia das Crianças

Dia 12 de Outubro - Dia das Crianças

Embora oficializada a data para se comemorar o Dia das Crianças, ela não teve um “grande sucesso” logo de começo. Apenas em 1955, a data começou a ser celebrada pelas pessoas e fazer o “sucesso” que vemos hoje em dia, para isso o marketing que existe há muito tempo entrou em cena, através de uma campanha elaborada pela empresa de brinquedos Estrela. O diretor comercial da Estrela, Alfred Goldberg, lançou uma campanha que se chamava “Semana do Bebê Robusto”. Essa campanha teve um grande sucesso e logo chamou a atenção de outros empresários que faziam parte do ramo de indústrias de brinquedos.

Logo com uma nova visão sobre o mercado e o sucesso obtido na campanha da Estrela, foi lançada uma campanha promovendo a “Semana da Criança” buscando aumentar o numero de vendas. Mais uma vez a campanha deu certo e os bons resultados obtidos fizeram com que os empresários reforçassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino do Valle. Assim o Dia das Crianças passou a fazer parte do calendário de datas comemorativas do Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade