Dia 12 de Outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro além do Dia das Crianças se comemora também o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A santa é famosa mundialmente e sua basílica recebe milhões de fieis.
Em 1717, a imagem da santa foi achada, após 3 pescadores, Domingos Martins Garcia, Filipe Pedroso e João Alves receberem a “encomenda” de irem pescar para o Conde de Assumar no rio Paraíba ou rio Itaguaçu como era chamado.
Naquele dia os três pescadores tentavam sem sucesso pescar para o Conde, toda vez que jogavam as redes ao mar, ela voltava vazia, até que em uma dessas vezes a rede voltou com algo que não era peixe, se tratava da imagem de uma santa sem cabeça, mais uma vez a rede foi jogada e dessa vez foi pescada a cabeça da santa. A partir daí, as redes que ate então eram jogadas sem sucesso na busca por peixes, começaram a voltar cheias de peixes ao barco. Esse foi considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a santa e perceberam que se tratava de Nossa Senhora da Conceição. Logo a santa ganhou o nome de Aparecida, por ter aparecido no meio das águas.
A imagem ficou aproximadamente 15 anos com a família de Pedroso, nesse tempo muitos pescadores e pessoas que ficaram sabendo dos milagres da santa visitavam a casa de pedroso para fazerem orações. A família de Pedroso decidiu então construir um oratório para santa, mas logo percebeu-se que o oratório era pequeno demais para abrigar os fieis que cresciam cada vez mais ao saberem dos milagres. Em 1734, o vigário de Guaratinguetá ordenou que fosse construída uma capela no alto do morro dos coqueiros para abrigar a santa e receber os seus fieis.

 

Dia 12 de Outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida

Dia 12 de Outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida

Em 1834 deu-se inicio a construção da igreja que seria conhecia como Basílica Velha, mas somente em 8 de dezembro de 1888 a igreja foi inaugurada oficialmente. No dia 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel em sua visita pela basílica deixou um “presente”, uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis e o manto azul. No ano de 1904, no dia 8 de setembro foi realizada a solene coração de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e no ano de 1930, o Papa Pio XI decretou Nossa Senhora Aparecida como a padroeira do Brasil, que um ano mais tarde foi reafirmada pelo presidente Getulio Vargas.
Em 1946 iniciou-se a construção da basílica nova, em forma de cruz e com o objetivo que abrigar os milhões de fieis que visitavam a santa e oravam por milagres. O projeto da basílica nova foi feito pelo Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. Em 1967 a basílica nova foi inaugurada, devido a comemoração do 250º Aniversario do encontro da imagem no rio, mas com a obra na basílica inacabada. Nossa Senhora Aparecida não recebeu somente uma basílica, o Papa Paulo VI ofertou uma rosa de ouro, que simbolizava amo e confiança pelas inúmeras benções e graças a ela concedida. Alguns anos depois, devido ao crescente numero de fieis já se pensava em outro templo marino. O templo foi inaugurado no dia 4 de julho de 1989, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil. O dia 12 de outubro foi fixado em 1954 pela Santa Sé. Em 1978, a imagem teve que ser reconstituída devido ao atentado que a reduziu a quase 200 pedaços.

 

One Response to Dia 12 de Outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida

  • isac cintra says:

    NOSSA SENHORA APARECIA, que nos guarde de todo omal e pecado,eu confio em VOZ,assim como pediu a JESUS que acabou o vinho nas bodas de CANA, VOS PESSO QUE INTERSSEDE POR NOS POR TODO O BRASIL E MUNDO INTEIRO AMEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade