Dia em memória das vítimas do holocausto. Um dia triste, em que a humanidade se recorda de como o ser humano pode ser tão mal com o próximo, e ao mesmo tempo um dia de alegria, pelas pessoas que conseguiram a libertação. Entenda

No dia 27 de Janeiro é o dia em memória das vitimas do holocausto, foi a Assembleia das Nações Unidas que designou esse dia para todos nós recordamos desse grande mal que veio na sociedade. Antes de ser designado como o dia 27 de janeiro, a data para lembrar das vitimas, existiam vários dias que eram usados para poder lembrar desse momento, mas foi escolhido essa data como oficial, pois foi no dia 27 de Janeiro de 1945 que as vitimas foram libertadas do campo de concentração, Auschwitz-Birkenau, um dia para lembrar não somente da alegria em que as pessoas sentiram naquele momento da libertação, mas para lembrar de todas as famílias que sofreram e teve pessoas amadas arrancadas deles, pessoas que morreram sem poder se defender.

Dia em memória das vítimas do holocausto

Dia em memória das vítimas do holocausto

Vamos tentar entender o que foi o holocausto, e como tudo começou

O holocausto foi uma ação de extermínio dos judeus, isso aconteceu em toda região da Europa, que era dominada pelos alemães, nos campos de concentração quem comandava era nazista de Adolf Hitler, tudo isso aconteceu durante Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Toda essa barbaridade aconteceu por causa do racismo, o povo alemão se considerava superior as outras raças, e os judeus era seus principais inimigos. Os alemães achavam que o caos que o país estava vivendo depois da primeira guerra mundial era culpa dos judeus, e como eles eram de uma raça inferior, pois Hitler e seus seguidores pensavam dessa forma, os judeus tinham que ser eliminados. E isso foi crescendo e tomando uma proporção gigante, conforme os nazistas iam tomando o poder.

Dia em memória das vítimas do holocausto

Dia em memória das vítimas do holocausto

Extermínio dos judeus durante a segunda guerra mundial

O povo judeu era exterminado segundo métodos científicos, foram 6 milhões de mortes nos campos de concentração, isso sem contar as mortes que aconteceram no guetos, que eram cidades dominadas por nazistas, que tinham muros altos e arames farpados, onde os judeus ficavam presos. No campo de Auschwitz, na Polônia, foram assassinados na câmera de gás e cremados 22 mil judeus, isso em apenas 3 dias. Existiam diversos campos de concentração, além desse da Polônia, que é o mais conhecido, entre eles estão Dachau e Buchenwald, na Alemanha e Treblinka na Polônia.
E foi no dia 27 de Janeiro de 1945, que os soviéticos aproveitaram o enfraquecimento da Alemanha e entrar no campo de concentração de Auschwitz, onde foram libertados os primeiros judeus que estavam presos.
Esse é um vídeo do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon no ano de 2012, está passando uma mensagem sobre o holocausto, que estava sendo lembrado nessa época, no dia 27 de Janeiro.
.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade